Nascido Joseph Frank Keaton VI, ganhou aos seis meses de idade o apelido Buster (destruidor) do famoso mágico Houdini, após cair de vários degraus da escada de um hotel sem se machucar. Desde criança fazia espetáculos de vaudeville com o pai e a mãe no que ficou conhecido como The Three Keatons. A experiência como acrobata circense foi levada ao cinema, mas o que mais chamava a atenção em Buster, além de suas proezas físicas, era o fato de estar sempre sério, o que resultou em outro apelido: Rosto de pedra.
Conheci o trabalho do ator e cineasta em 2007, numa maratona de filmes no Centro Cultural São Paulo, onde foram exibidos The General, The Saphead, The High Signs, One Week e The Three Ages. Instantanemente percebi que aquilo era coisa de gênio e fui atrás de outros filmes - curtas e média metragens -, aproveitando a programação do Sesc e a oportunidade do DVD: Steamboat Bil Jr.; The Scarecrow; The Boat; The Electric House; Seven Chances; The Balloonatic e Neighbors. Seu tipo de humor me lembra muito os desenhos da Warner, como Pernalonga, e algumas estripulias do Jackie Chan.
Na década de 50, Buster teve ainda participação em dois grandes filmes: Sunset Boulevard, de Billy Wilder, e Limelight, de Charlie Chaplin, com quem dividiu uma emocionante cena cômica no final. Abaixo, um video tributo com alguns dos grandes momentos de Buster no cinema: