sexta-feira, 29 de junho de 2012

Compartilhar

Histórias, segredos, ideias, opiniões, sentimentos, receios, paixões, neuroses, desejos, desabafos, ideologias, livros, vontades, palavras, utopias, experiências, músicas, dúvidas, vícios, sugestões, poesias, gostos, elogios, conselhos, risadas, alimentos, sabedoria, carinho, admiração, amizade, amor, conhecimento, intimidade.

terça-feira, 26 de junho de 2012

À Nora Ephron

Uma garota de 9 anos de idade para em frente ao cinema e observa o cartaz do filme com os olhos brilhando. Já havia visto algo sobre ele em um programa de televisão e lera em uma revista sobre o que se tratava. Como gostaria que os pais a levassem para a sala escura da grande tela e a deixassem assistir àquela história de amor que, mesmo sem saber exatamente como era, já achava linda! 
Não foi ao cinema. Decepcionou-se pelo resto do dia. O tempo passou. O filme chegou à videolocadora. Seria a chance de finalmente assisti-lo. Na sala, com os pais, colocou a fita no videocassete e aguardou a história começar. Foi se envolvendo a ponto de chorar em uma cena, baixinho para não fazer barulho. As lágrimas rolaram bochecha abaixo. Era a história de amor mais linda do mundo.
Queria ser a protagonista. Oh, como queria! Tão linda, carismática e sensível. Apaixonada pela história triste de um viúvo, por sua voz ecoando no rádio a milhas de distância. Oh, a distância! Depois de adulta, quantas vezes precisou lidar com isso - e sempre soube lidar melhor do que os outros.
Este filme a inspirou a se apaixonar por outro. Viu o DVD de Tarde Demais Para Esquecer na prateleira da loja e comprou instintivamente, sem ao menos ter assistido previamente. Nem precisava - sabia que seria lindo, afinal era o favorito da personagem que, na infância, desejava ser.
Cresceu. Nunca viveu uma história de amor como aquela. Ainda chora vendo filmes e sonha com algo especial - com aquele sentimento crescente dentro do peito sendo correspondido. Não quer um amor de cinema, mas algo real e tocante. Espera.
Por isso, foi com grande pesar que recebeu a notícia da morte de Nora Ephron. Do orgasmo falso na lanchonete em Harry & Sally (o qual escreveu) à paixão gastronômica de Julie & Julia, uma artista que inspirou e divertiu. E, principalmente, o romantismo incurável que fez exalar de uma película simples e bela chamada Sintonia de Amor

Lenço na mão: um adeus a Nora Ephron

sábado, 23 de junho de 2012

Só para dar um "oi"

Nossa, eu tenho gasto tanto meu "poder criativo" no trabalho, no 1001 Covers e no Cine Splendor que quando abro o editor de textos do meu blog para escrever alguma coisa, travo. E aqui os temas sempre são mais livres, então não era para acontecer. Fora que escrever só para desabafar está me cansando. Ultimamente, eu tenho desabafado com as pessoas mesmo, assim eu tenho resposta e/ou opinião no momento, como deve ser.
O fato é que não tenho novidades nem ideias randômicas para compartilhar. Fica tudo nas tags: Da série..., Desafio Musical, Notas cinematográficas e bobagenzinhas aleatórias. Tenho alguns projetos de posts, mas eles são complexos e exigem algo além da escrita, então fica para quando eu estiver mais animada - como fico quando escrevo para o blog e o site com os quais colaboro. Fora meus Tumblrs, que exigem uma pequena dose de dedicação, mas ainda assim é tempo a menos no dia para cuidar deles (a saber: Garota no h... Tumblr, Men in glasses e The girl with the broken halo).
No mais, só passei para dar um "oi" e tirar a poeira daqui.

sábado, 16 de junho de 2012

Desafio musical - parte 35

171) Uma música com o nome começando em W: Smash Mouth, Walking on the Sun 
Sim, eu curto Smash Mouth - mas não a ponto de ter ido ao show deles há algumas semanas.  

172) Uma música com o nome começando em X: X-Men Theme 
Não tenho certeza, mas acho que o autor é o Michael Kamen. E qual outra música começando  com X eu iria lembrar?!
  

173) Uma música com o nome começando em Y: The Beatles, Yesterday 
Todas que lembrei começavam com "you", daí "yes"... Yesterday!  

174) Uma música com o nome começando em Z: The cranberries, Zombie 
Quem nunca teve vontade de tacar uma pedra na Dolores ao ouvir esta música que atire agora!
  

175) Uma música com um numeral no nome: Kiko Zambianchi, Primeiros Erros 
Chega de música em inglês por hoje.


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Da série...

...Quero pegar no colo e não soltar mais


Jack Huston

terça-feira, 12 de junho de 2012

Notas cinematográficas

Repulsa ao sexo: Excelente suspense psicológico de Roman Polanski com a linda e talentosa Catherine Deneuve.  É um filme envolvente e tenso, porém a direção sutil (que lembra a maneira como diretor conduziu o clássico O bebê de Rosemary) faz toda a diferença. Dá para comparar com Cisne Negro, com a diferença de que tudo neste é melhor.

PU-239: Uma boa ideia e um bom elenco desperdiçados. A história do engenheiro de uma usina nuclear russa, contaminado com material radioativo após prevenir um acidente, é angustiante. Mas as subtramas paralelas estragam o filme. Sem contar que colocar atores falando inglês com sotaque russo é tão anos 1980...

Carne Trêmula: Drama imperdível de Pedro Almodóvar com boa história e enredo, sem contar as atuações. De 1997, parece que foi esquecido, se comparado a outros filmes do diretor espanhol. Mas para ser sincera, gostei mais desse do que do ovacionado Fale Com Ela.

Gangues de Nova York: Bom filme de Martin Scorsese que reconstrói a Nova York do século 18 de maneira impecável. Porém, senti falta de um "herói" que pudesse contrabalancear a presença do vilanesco "Açougueiro" (o excelente Daniel Day-Lewis), que quase consegue fazer com que se torça por ele. Por este filme, dá para notar que Leonardo DiCaprio evoluiu muito como ator.

Jonah Hex: Terrível, é uma bagunça completa. Parece um As Loucas Aventuras de James West que se leva mais a sério do que deveria. E é triste afirmar isso, mas nem o Fassbender salva - tão pouco o geralmente ótimo John Malkovich e o bom Josh Brolin.

Como eu festejei o fim do mundo: Drama romeno que não conseguiu me envolver com a história de uma jovem mandada ao reformatório após assumir a culpa de um busto quebrado do então ditador Nicolae Ceaucescu. Mas vale para admiradores da cultura do leste europeu e para quem quer saber mais sobre a história da Romênia.

A fonte das mulheres: Gosto bastante do diretor e roteirista franco-romeno Radu Mihaileanu. Este é seu mais recente filme, que fala sobre a luta de um grupo mulheres de um vilarejo no norte de África pelos direitos femininos. Detalhe: o islamismo se impõe como um entrave e elas decidem entrar em greve de sexo para terem seus desejos atendidos.

Larry Crowne: Comédia romântica apagada dirigida e co-escrita por Tom Hanks. É um tipo de filme bem leve - até demais! - e esquecível. Mas colocar Tom Petty na trilha foi uma boa decisão.

Entre Segredos e Mentiras: Suspense dispensável, desses que deveria passar só no Supercine. O enredo é fraco, apesar do potencial da história, e Ryan Gosling psicopata num personagem mal construído não convence.

Micmacs - Um plano complicado: Filme quase esquecido de Jean-Pierre Jeunet (o pai de Amélie Poulain), mas com um visual tão incrível como o de todos os outros filmes do cineasta. A história fica um pouco de lado, mas cenografia, fotografia e direção são um deleite.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Top 6 - Filmes aguardados (2012)

A exemplo do ano passado, encarreguei-me mais uma vez da difícil tarefa de enumerar seis filmes pelos quais aguardo ansiosamente pela estreia.

Dir.: Ridley Scott. Com Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba e Guy Pearce.
Desde o teaser trailer, tudo o que eu conseguia expressar com cada trailer e viral divulgados era "uou". Depois de saber que o renomado crítico de cinema Roger Ebert deu nota máxima ao filme, dá até arrepio só de pensar que daqui a alguns dias finalmente estreará. Uou!

Dir.: Peter Jackson. Com Martin Freeman, Ian McKellen, Richard Armitage, James Nesbitt e Lee Pace.
Saudades daquela sensação de entrar no cinema e ver algo com o qual me sinto familiarizada, mas que, ao mesmo tempo, sei que vai me surpreender. Quase dez anos após o fim de O Senhor dos Anéis, viajarei novamente à Terra Média para libertar meu lado fantasioso.

Dir.: Wes Anderson. Com Jared Gilman, Kara Hayward, Bruce Willis, Edward Norton e Bill Murray.
Um diretor fantástico e um elenco fabuloso (muitos nomes queridos não foram citados). Daí eu assisto ao trailer e me derreto com o que vejo. Porque Anderson faz tudo tão diferente e bonito, deixando sua assinatura no canto da tela, bem legível.

Dir.: Ethan e Joel Coen. Com Carey Mulligan, Garrett Hedlund, Justin Timberlake. Oscar Isaac e John Goodman.
Nem preciso dizer mais uma vez que confio nos irmãos Coen - só não curto muito dois filmes deles. E vê-los de volta à década de 1960 (lembra-se de Um Homem Sério?) tendo como tema a cena musical folk faz meu instinto prever que aí vem coisa boa. Pena que ainda não tem trailer, poster ou imagem de divulgação legal.

Dir.: Christopher Nolan. Com Christian Bale, Anne Hathaway, Tom Hardy, Joseph Gordon-Levitt e Gary Oldman. 
Embora tenha preguiça dos fanboys de Batman, que levam os filmes do Nolan a sério demais (até como se fossem as obras mais verossímeis do cinema), gosto dos longas anteriores e estou na expectativa pelo final da trilogia. 

Dir.: Mark Andrews, Brenda Chapman e Steve Purcell. Com Kelly Macdonald, Billy Connolly, Emma Thompson, Kevin McKidd e Robbie Coltrane.
Mesmo depois de Carros 2, ainda coloco minha fé na Pixar. Ao que tudo indica, o estúdio acertou ao criar uma animação em estilo medieval, com visuais de tirar o fôlego e uma protagonista que talvez só chegue aos pés da heroína Mulan. Assim espero.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Desafio musical - parte 34

166) Uma música com o nome começando em R: Oasis, Roll with it 
Uma das melhores músicas para cantar num karaokê.
  

167) Uma música com o nome começando em S: Eagle Eye Cherry, Save Tonight 
Posso só conhecer duas música do Eagle Eye Cherry, mas esta é demais.  

168) Uma música com o nome começando em T: Miniature Tigers, Tchaikovsky and Solitude 
Adoro essa banda indie pop e a música é muito boa.  

169) Uma música com o nome começando em U: Nat King Cole, Unforgettable 
Clássico do jazz na bela interpretação do pai da Natalie Cole .
  

170) Uma música com o nome começando em V: Gilberto Gil, Vamos Fugir 
Já que andaram chamando meu desafio musical de anglófono...

domingo, 3 de junho de 2012

O último/ a última...

... filme visto: Larry Crowne
... filme visto no cinema: Os Vingadores (de novo!)
... episódio de série visto: season finale de The Big Bang Theory
... álbum escutado: Mine is Yours, do Cold War Kids
... momento de putice: YouTube cortou a transmissão do show do Bruce Springsteen no Rock in Rio Lisboa
... momento de felicidade: vai ter apresentação do Black Keys no MTV Movie Awards!
... exposição visitada: Guerra e Paz, do Portinari, no Memorial da América Latina
... comprinha de mulher: sapatos
... presente para eu mesma: boxes com cinco minisséries da BBC
... cerveja degustada: Bernard Amber