quinta-feira, 25 de março de 2010

Geração Rá-Tim-Bum

Eu devia ter uns cinco anos de idade quando minha mãe zepeava os canais de TV em uma cinzenta tarde paulistana e decidiu deixar naquele programa infantil que já havia começado. Nunca tínhamos visto aquilo, mas nos divertimos em cada quadro exibido. A abertura - reprisada também no final, quando sobem os créditos de atores, roteiristas, produtores etc - era totalmente revolucionária para mim. 
Esse foi meu primeiro contato com o Rá-Tim-Bum, programa que animou muitos momentos de minha infância e antecedeu o saudoso Castelo Rá-Tim-Bum. Lembro que em pouco tempo vários amigos meus assistiam a essa atração espetacular, inclusive com direito a se reunir na casa de alguém para todos verem juntos. O "senta que lá vem a história" era o momento preferido da criançada, que até imitava o garotinho deitado no sofá se levantando rapidamente.
O melhor de tudo é que o Rá-Tim-Bum era educativo. Ele atiçou muito a minha vontade de aprender a ler e a escrever. E como sempre gostei de inventar histórias e contar para o colegas, o programa me inspirava em algumas criações - até mesmo em brincadeiras.
Alguns anos depois, surgiu o Castelo Rá-Tim-Bum. Confesso que já era uma nerd nessa época: antes de o programa estrear, já sabia quase tudo sobre ele, pois era telespectadora assídua da TV Cultura e não pude perder o Vitrine especial sobre o novo programa que estrearia em alguns dias. Não perdia um Castelo Rá-Tim-Bum e, muitas vezes, até via a reprise. Lembro de quando viajava para a casa de minha avó em Minas Gerais e lá não sintonizava a TV Cultura. Eu ficava um pouco deprimida, mesmo com os primos para passar o tempo.
Hoje não sei quais são as novidades para os pequenos. Os canais por assinatura oferecem, sim, muitas opções divertidas, mas as mais interessantes são desenhos enlatados. Se eu tivesse filho compraria a coleção completa de Rá-Tim-Bum e de Castelo Rá-Tim-Bum para assistir com ele. Bons tempos...

3 comentários:

Alexandre disse...

É um clássico, o melhor programa infantil já produzido pela TV brasileira, sem dúvida. Eu dificilmente perdia um, e olha que minha mãe nunca foi muito de me induzir a assistir a TV Cultura.

Já o "Castelo Rá-tim-bum" eu acompanhei por cima, não sei era porque já era mais velho, mas também era outro excelente programa.

Ainda existem bons programas na TV Cultura, mas eles não conseguem mais repetir o pico criativo daquele início da década de 90.

Cecilia disse...

Nunca assisti Rá-Tim-Bum, por incrível que pareça. Sempre fui mais "sucker" por desenhos.

Cristina disse...

Eu acho que ainda passa reprises, viu. Lembro que via muito c/ meu irmão pequeno e emendava c/ os outros programas do horário, fosse "Confissões de adolescente", "Doug", "O mundo de Beakman" ou "Anos incríveis". Ótimos programas, bons tempos...