quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O fim e o recomeço

Como pode a pior coisa que já aconteceu na sua vida inverter o papel e se transmutar na melhor? Eu sei, é um exagero a utilização das palavars "pior" e "melhor" para o que aconteceu, mas pode estar próximo disso, dependendo do momento e do contexto no qual é analisado.
O tal fato é o fim. Ou melhor, foi o fim. O fim de um relacionamento de pouco mais de três anos num momento onde eu me achava crescida demais para tudo aquilo. E não era. Na verdade, nenhum dos dois eram. OK, ele era mais imaturo do que eu. Sempre foi. Eu acho.
O fim não foi o principal motivo de todo o sofrimento, mas a maneira como aconteceu. Mas isso uma é outra história que não merece ser contada, o principal fato é o fim. Apesar de as mentiras terem desencadeado tantas lágrimas e a descrença completa na humanidade, elas me mostraram que palavras não significam nada e atitudes escondem o medo interior. E eu tenho medo do medo dos outros. 
O "pior" foi agravado com a forma imatura com a qual encarei o fato e a dificuldade que enfrentei ao tentar compreendê-lo. Mas quando resolvi eu mesma colocar um fim na desastrada tentativa de manter um resquício de amizade, as coisas começaram a melhorar. Se as lembranças não podem ser apagadas, ao menos os laços podem ser rompidos por completo.
Com o tempo, o "pior" evoluiu. Foi melhorando, ganhando uma reflexão aqui e uma ignorada ali - é doentio refletir o tempo todo e a memória precisa descansar. Por um ângulo, ele até parece muito mais bonito do que realmente é, ficando mais atraente sob uma luz apropriada. O "melhor" foi o crescimento sob uma perspectiva psicológica e (por que não?) intelectual. Afinal, meu raciocínio se tornou muito mais apurado depois. Menos emotivo, sim. Mais cético, com certeza. Arrogante e petulante... bem, nem tudo é perfeito. 
Abracei meus livros, meus filmes, minhas músicas e meus amigos. Conheci muitas pessoas que, talvez, jamais tivesse conhecido caso o fim não tivesse sido alcançado. Ficaria tudo na mesma, com alguns projetos engavetados, desejos irrealizados e palavras acorrentadas. Foi difícil e doloroso, mas hoje o fim não parece ter sido o "pior". Senão, jamais escreveria algo assim.

2 comentários:

Nathália disse...

Isso me parece tão real...

symon days disse...

Todos nós passamos por isso, e sempre parecemos estar só no meio da multidão, mas somos todos tão iguais, tão próximos... Estou no mesmo passo que você nesta caminhada, e vejo uma luz alaranjada no horizonte...Ces't la vie, mas tudo passa. amém !