quinta-feira, 19 de julho de 2012

Esse tal de hype

Recentemente, li um bom texto que comentava a cultura do hype, algo cada vez mais comum - leia aqui. Porém, gostaria de fazer uma pequena citação do texto (assinado pelo crítico de cinema e professor de um curso que fiz em 2007, Pablo Villaça):

"(...) não basta ter o desejo de ver um filme; é necessário crucificar qualquer um que não compartilhe de sua opinião pré-formada sobre o longa. Isto não é fanboyzismo, é ser escravo do marketing, um funcionário não remunerado dos estúdios." 


(Longe de querer ser tão analítica e minuciosa na construção de minhas ideias, deixo a partir daqui as minhas percepções pessoais sobre o tema.)


É claro que, como uma cinéfila e, certamente, fangirl, eu também crio um hype em cima de filmes - e de álbuns de bandas que curto -, como dá para perceber naquelas listinhas que faço dos seis filmes mais aguardados (aqui). Mas uma coisa é certa: muitas vezes, é um hype "pé atrás". Estava ansiosa por Os Vingadores? Certamente. Esperava muito do filme? Gostaria que fosse bom, mas os filmes anteriores com os mesmos heróis da Marvel não haviam me agradado tanto (fora o bacanão Homem de Ferro I). 
E admito: o hype em cima do filme foi delicioso! Aquela chuva de gifs engraçados no meu Tumblr, as citações, o Tom Hiddleston (ops, lado fangirl)... É um filme ótimo, conferi duas vezes no cinema e me diverti em ambas. Mas está longe de ser uma obra prima, algo para ser levado a sério. Apenas um entretenimento de qualidade, o que para mim basta para o que esperava dele.
Mas meu momento hype gigante foi com X-Men: First Class. Esse eu tinha certeza de que não me decepcionaria. E não decepcionou. Mas com o Fassbender, tem que ser muito fraco para me desapontar - tipo o horrendo 300, que eu detesto e dificilmente veria de novo (bem, eu nem conhecia o Fassy naquela época).
Na minha opinião, hype está associado a expectativa, marketing, mídia e, principalmente gosto pessoal. Por exemplo, sou apaixonada pelos filmes de Woody Allen, mas nunca criei hype por nenhum. O mesmo para as obras de Martin Scorsese. Já irmãos Coen... eu hyperizo assim que lançam o trailer - e as produções deles estão longe de serem comerciais.
Dito isso, meu nível hype para o novo Batman de Christopher Nolan está bem abaixo da média. Gosto de todos os outros filmes que ele fez, o considero um grande diretor, mas apenas admiro mais outros profissionais do cinema. Coisas do tipo "Nolan is God" jamais serão proferidas por mim. Com um orçamento como o que ele consegue e uma grande equipe por trás, o mínimo é que seja muito bom. O hype de 2010, A Origem, que ele levou às telas, é ótimo, mas um filme que não me dá vontade de rever. Assim como O Cavaleiro das Trevas, que assisti no cinema e considero um dos melhores da década passada. É estranho gostar tanto de um filme e querer vê-lo apenas uma vez? Bem, são filmes que para mim já basta ver uma vez e não têm nada a acrescentar caso reveja.


Eu poderia citar dezenas de hypes não-comerciais que pegaram de jeito outros espectadores, mas que a mim não marcaram (por exemplo, todos os filmes da Sofia Coppola, 500 dias com ela e Juno, para ficar no cinema estadunidense). Teria meus motivos para considerá-los obras superestimadas, assim como quem gostou muito discordaria e argumentaria porque são, de fato, obras primas. Mas eu teria que revê-los para contra-atacar, coisa que me dá preguiça só de pensar. Porque, afinal, se é para rever um filme realmente relevante, que seja O sétimo selo, Os sete samurais, Annie Hall, Lawrence da Arábia, Crepúsculo dos Deuses e os recentes Bravura Indômita, O segredo dos seus olhos, A rede social e Apenas uma vez.


Nenhum comentário: