domingo, 22 de julho de 2012

Impressões femininas sobre Romances BBC

Finalmente terminei de assistir às três séries presentes no box Romances BBC, lançado pela LogOn - aliás, uma salva de palmas para a distribuidora brasileira, que está lançando no Brasil várias séries da BBC nos formatos DVD e Blu-Ray. São elas: Emma, Razão e Sensibilidade e North and South. As duas primeiras são baseadas em romances de Jane Austen, enquanto a última é uma adaptação do livro de Elizabeth Gaskell. Abaixo, comento o que achei de cada série na ordem assistida.


Emma (2009)
Emma Woodhouse é uma de minhas personagens literárias favoritas. Aqui, ela é interpretada pela linda, encantadora, talentosa (faltam adjetivos) Romola Garai. Trata-se de uma adaptação completa, no mesmo nível de Orgulho e Preconceito (1995), com um ótimo elenco e qualidade técnica incrível. Diferentemente de muitas pessoas, também gosto muito do filme de 1996 estrelado por Gwyneth Paltrow e Jeremy Northam - que dá um Mr. Knightley mais convincente do que Jonny Lee Miller, não tem jeito.


North and South (2004)
Não sabia nada sobre a história e fiquei profundamente tocada pelas atuações de Richard Armitage (que homem!) e Daniela Denby-Ashe. A história é definida como "Orgulho e Preconceito com consciência social", algo que parece um pouco exagerado, mas não deixa de ser verdade. Aliás, o protagonista lembra muito o Mr. Darcy, com aquele jeito blasé e um pouco arrogante, o olhar distante e as boas intenções disfarçadas. 

Razão e Sensibilidade (2008)
Sou muito mais o filme de 1995 (escrito e estrelado por Emma Thompson e dirigido por Ang Lee). Não dá para colocar o David Morrissey em um papel que pertenceu a Alan Rickman. E Kate Winslet é mais convincente do que Charity Wakefield. Enfim, a minissérie é boa, mas para quem viu a adaptação de 1995 fica a sensação de que esta é mais um primor técnico do que um romance emotivo.  

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa que máximo!

Eu procurei tanto estes filmes para mostrar para minha flha. Adorei a indicação da distribuidora e acabei descobrindo muitas outras obras lindíssimas feitas por eles e melhor ainda, tanto no site (www.logon.com.br) quanto na página do facebook ( http://www.facebook.com/log.on.multimidia ) eles atualizam diariamente notícias e ótimas indicações também.

Muito Obrigado!

Linda Silva Bastos