sexta-feira, 10 de agosto de 2012

10 shows...

...que eu gostaria de conferir antes de morrer. Hoje!

Eu não sou a pessoa mais animada no que diz respeito a ir a shows. O público sedento, pulando e empurrando, me dá nos nervos. Não que eu vá para ficar parada, mas chega um momento em que a minha canela começa a doer e preciso parar um pouco - isso quando o cansaço não me dá uma vontade desesperadora para sentar e tomar uma água. Já perdi muitos shows que gostaria de ter ido por questões financeiras/logísticas. Por outro lado, consegui ver o Oasis ao vivo em 2006, em uma odisseia solitária a São Paulo (vivia em outra cidade), contando com o apê de uma amiga para ficar e com o dinheiro arranjado para passagem de ônibus e táxis. Em 2007, pulei muito com os beats dos Chemical Brothers - e finalmente vi o Pato Fu, na Virada Cultural.
Tive a oportunidade de conferir várias bandas/artistas nacionais "não covers" (destaco Vanguart, Skank (no auge da boa música), Cachorro Grande (visto três vezes ao vivo - e muito melhor do que em estúdio)) e internacionais em festivais gratuitos (Macy Gray, Herbie Hancock, Charles Bradley, Larry Graham, Fujiya & Miyagi, Yann Tiersen...). Dos pagos, Muse (2008) causou-me uma cotovelada e The Swell Season (2010) foi visto sentado - e este é o meu show favorito até hoje. Noel Gallagher (2012) chega perto, afinal ele é um mito.
Mas eis alguns shows que eu gostaria de ver antes morrer - ainda que algumas bandas nem existam mais:

01) The Black Keys: Já vi vários videos de apresentações e sempre me impressiono com a energia sobrenatural da dupla - e da ótima banda de apoio. O show no Lollapalooza 2012 é a prova de que rock sem firulas e objetivo funciona tão bem - ou melhor? - quanto invencionices.

02) Ben Folds Five: O trio está saindo do túmulo, mas me contentaria também com um show solo do Ben Folds. Embora a química do Folds com o Darren Jessee e o Robert Sledge seja infinitamente maior do que qualquer outro projeto do multi-instrumentista nerd.

03) Bruce Springsteen: Sessentão enxuto. Sobe no palco, canta, grita, toca, desce do palco, cumprimenta o público, corre... céus! Eu quero que ele viva muito e venha ao Brasil apresentar um de seus shows digníssimos!

04) Vampire Weekend: Perdi em 2011, mas ainda tenho esperanças de ver o quarteto nova-iorquino mandando suas belíssimas melodias dançantes lá do palco. Típico show para suspirar "oh, que fofo" a cada música.

05) Talking Heads: David Byrne solo não é tão legal quanto a extraordinária banda da qual foi líder. Seria um show para pirar muito, mas duvido que a banda volte a se reunir - a não ser que seja num "Live Aid" da vida.

06) Josh Ritter: Meu querido folk singer, que tantas vezes me consolou com sua voz, letras, melodias e violão. Trilha sonora para viajar - literalmente -, tem músicas que me deixam meio triste. Fora que ele é tão lindo com aquela timidez modesta!

07) The Avett Brothers: Os irmãos mais lindos da música, talentosos, cantam bem, compõem bem... parecem ter saído da década de 1970 direto para os palcos. E ainda tem banjo e cello nas músicas, como não amar?

08) Mumford & Sons: Outro grupo folk com banjo e cello, mas vindo de Londres. As apresentações costumam ser enérgicas, com o vozeirão do Marcus Mumford ecoando. Mas só tem um álbum, preciso ver o que vai dar no segundo.

09) The Boy Least Likely To: Típica dupla para menininha se apaixonar. Fazer o quê se esses ingleses conseguem juntar músicas lindas, sons simples - porém incríveis - e aquela voz sussurrando gostoso?

10) Jet: Banda australiana que teve a coragem de acabar antes de vir ao Brasil. Essência do rock'n'roll despretensioso e divertido, com um toque de AC/DC e power rock dos anos 1990. E o melhor: vai muito além de Are you gonna be my girl?

Ilustres desconhecidos? Ao menos The Boy Least Likely To tem
música em trilha sonora de filme - embora seja da Emma Stone (hahaha!)

Nenhum comentário: