terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Baby Keys

Dando prosseguimento ao Carnaval recheado de rock-indie-seja-lá-qual-for-o-rótulo, encontrei este vídeo do Black Keys old school. Gravado em um show em Austin, no Texas, no final de 2003. Ou seja: numa época em que eu jamais sonharia gostar de uma banda tão barulhenta e cheia de distorções - afinal, era apegada ao "britpop de menininha". Cheguei à conclusão de que foi com o Keys que abri um pouco mais minha cabeça para gostar de rock de garagem e blues. E pensar que começou com Tighten Up e descambou nesse rock de baixa fidelidade, onde a atitude e o estilo falam mais do que melodia e harmonia. 

Esta foi a raiz de tudo, daqueles Grammys em quatro categorias no domingo passado, do VMA tardio de "banda revelação" - quando já tinham 8 anos de carreira e seis álbuns lançados. Do porão de uma casa na decadente cidade de Akron, Ohio, para o Madison Square Garden. E para o Lollapalooza Brasil!

A humildade já era nítida neste show de 2004: longe de terem a pretensão de serem rock stars, mas talvez um pouco posers - ou seria "entusiasmados demais em fazer o que amam"?  E o espanto com a ascensão rápida - demorou, mas depois de serem notados só se fala deles. De olheiras de noites mal dormidas a declarações dignas de arrumar briga com fãs de Justin Bieber, tudo tem seu preço. E eu, como fã, admiradora, tiete e o que for, só espero ter  muitas outras oportunidades de colocar uma de suas músicas pela primeira vez e vibrar como se fosse uma banda que acabei de conhecer.

Atualizando: E divórcios. Acabei de saber que Dan Auerbach está se separando da esposa. Patrick Carney está no segundo casamento.

The Black Keys no auge dos 20 e poucos anos

Nenhum comentário: