quarta-feira, 20 de março de 2013

Outras notas cinematográficas

Bem-vindo ao jogo: Jogos de pôquer - e apostas - são o pano de fundo deste romance sobre um jogador compulsivo e talentoso (e bonito: é o Eric Bana) que acaba se apaixonando por uma moça "certinha" que desaprova seu modo de vida - bem, é sempre assim. Não traz nada muito novo, mas ao menos é empolgante.

Golpe de Mestre: Depois do excelente Butch Cassidy (1969), o diretor George Roy Hill se reuniu novamente com os astros Robert Redford e Paul Newman em um filme melhor ainda - Golpe de Mestre (1973). O roteiro é sensacional, conseguindo criar suspense e lançando mão do humor no momento certo. Sem contar o elenco e a direção impecável.

eXistenZ: Gosto muito do David Cronenberg, então certamente esperava mais desta ficção científica com um Jude Law supernovinho e uma Jennifer Jason Leigh linda e ótima como sempre. Pretensioso e com um final boboca que acaba anulando algumas das boas ideias da história.

A Época da Inocência: Martin Scorsese é um dos maiores diretores do cinema, mas este romance sempre esteve na prateleira dos "esquecidos" de muitos cinéfilos. Depois de finalmente assistir, entendo - chato, arrastado e desinteressante, sobressai-se pelo quesito técnico, especialmente direção de arte e figurino.

Deus da Carnificina: Ótimo filme de Roman Polanski (superior a O Escritor Fantasma) baseado em uma peça teatral com grandes atuações de cada membro do elenco: Jodie Foster, Kate Winslet, John C. Reilly e Christoph Waltz. O enredo equilibrado consegue balancear momentos dramáticos e cômicos, dando preferência ao último. 

Sem Segurança Nenhuma: Mistura de ficção científica com comédia romântica que busca abordar viagem no tempo de maneira diferente. É um filme eficiente que encontra bastante química na dupla de protagonistas Aubrey Plaza e Mark Duplass. Se focasse mais na trama central, poderia ser mais promissor.

Sete Psicopatas e um Shih Tzu: Sam Rockwell e Christopher Walken (e a pontinha de Michael Stuhlbarg) já valem uma conferida nesta comédia de humor negro do mesmo diretor de Na Mira do Chefe. Mas o excesso de reviravoltas acaba tirando um pouco a graça.

Brassed Off: Um dos filmes do começo de carreira de Ewan McGregor (pós-Trainspotting e Emma). Comédia dramática que, assim como Ou Tudo Ou Nada, apresenta uma leitura da era Thatcher e a crise no setor operário, no qual os personagens precisam encontrar outra forma de trabalho - neste caso, uma banda de fanfarra. 

Detona Ralph: Boa animação da Disney, que começa maravilhosamente bem até... aparecer uma personagenzinha irritante (Vanellope, dublada pela igualmente chata Sarah Silverman). Vale a pena conferir, mas da safra de indicados ao Oscar, prefiro ParaNorman.

Os Infratores: Depois dos imperdíveis A Proposta e A Estrada, o diretor australiano John Hillcoat recrutou Shia LaBeouf, Tom Hardy e Jessica Chastain neste drama violento que, no final, é inferior aos filmes citados. O roteiro de Nick Cave não chega a ser tão bom quanto o que escreveu para A Proposta, que era mais cru e menos sentimental.

Nenhum comentário: