segunda-feira, 15 de julho de 2013

Sobre as escolhas que fazemos

Às vezes a vida parece acontecer em câmera lenta. Os dias são longos, as noites monótonas e os finais de semanas terminam sem novidades. Essa lentidão dá a impressão de que a vida é mais longa do que deveria ser. São tantos sonhos e desejos que não cabem dentro dela. Você tenta colocar tudo com cuidado, mas logo percebe o quanto esse espaço é raso. Então, precisa escolher o que colocar dentro da vida, mas conforme o tempo passa, menos itens cabem dentro dela e você precisa tomar decisões rapidamente. Fazer escolhas.
E o que acontecia lentamente, de repente ganha os contornos de um fast-forward. Tudo acontece mais rápido e, se você se distrair por alguns minutos, perde a chance de dizer ou fazer algo. E foram muitas oportunidades perdidas ao longo dos anos, imaginando que ainda teria tempo o suficiente pela frente para alcançá-las. 
Pausar é difícil, mas voltar atrás e consertar é impossível. O que aconteceu, fica lá - no passado. Parar é o limite: muitos fazem com que aconteça, outros são surpreendidos precocemente. Aos que seguem, a pressão parece esmagadora, mas é preciso tirar proveito das preciosidades que nos são oferecidas.
Um sorvete num dia de sol. Um abraço num dia frio. Uma risada com os amigos. Um sorriso sincero. Um longo beijo. Um elogio inesperado. Uma conversa entusiasmada. A música certa no momento certo. A ligação que você estava esperando. O pedido de desculpas aceito. 
Estava tudo rápido demais, até que decidi pausar. Fiz com que a vida desacelerasse e retomasse seu ritmo normal. Passei a escutar as pessoas, mas também a me expressar melhor diante delas. Entendi que não sou "eu", somos "nós". Compreendi que o perfeito é o agora: é quando acontece que você tem certeza do que quer, e não quando aponta as expectativas para o futuro e aguarda.
Não é simples, não é fácil e não tem fórmula. Eu mesma nem sempre faço as escolhas que deveria. E quando acredito que fiz a escolha certa, desejo gritar para que o mundo me ouça. Mas, calada em meus pensamentos, tento encontrar a maneira de dizer para uma única pessoa. Tomada por uma espécie de medo, fecho os olhos e espero o dia amanhecer para, quem sabe, dar a ele um novo significado.

Um comentário:

Jéssica C. disse...

Lindo texto.
Obrigada...significou muito pra mim ter lido seu texto, neste exato momento.