quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mindy e seu projeto

Mindy Lahiri. Poucos irão se familiarizar com o nome de uma de minhas protagonistas de série favoritas. A ginecologista com complexo de Bridget Jones é criação da comediante Mindy Kaling, que ganhou holofotes ao se tornar a única roteirista mulher de The Office. E como muitos sabem, é um tanto raro uma roteirista ter a chance de demonstrar seu talento, embora atualmente o cenário esteja se tornando cada vez mais favorável às mulheres.
Mindy - a mulher e a personagem - tem um estilo desbocado, mas romântico. É uma balzaquiana capaz de colocar Carrie Bradshaw no chinelo. Por que? Ela simplesmente se aproxima mais da realidade do que a jornalista superficial de Sex and the City. Claro que Mindy Lahiri também tem seu lado superficial, mas ele é explorado de maneira cômica, e não como um estilo de vida glamouroso em Manhattan.
Com diálogos e tiradas afiados - afinal, em que outro seriado você veria um pastor luterano citar The Black Keys num sermão? -, The Mindy Project é para mulheres. Os personagens masculinos (os bonitões Chris Messina e Ed Weeks) também exercem importante papel, e não apenas de interesse romântico ou cafajeste. Porém, até Mindy encontrar seu par perfeito, temos a oportunidade de ver um desfile de participações especiais na tela: Seth Meyers, Ed Helms, Bill Hader, B.J. Novak, Seth Rogen... e Mark Duplass, que ilumina o programa em inúmeros episódios.
Sem a pretensão de ser inovadora ou um recorde de audiência, a série simplesmente aposta no humor, ora inteligente, ora pastelão. Faz observações quase seinfeldianas do cotidiano feminino, com suas decepções e prazeres, conquistas e derrotas, receios e expectativas. E em um momento no qual Parks and Recreation tenta recuperar o fôlego, Mindy pode se tornar a nova guru da comédia. Bem, como as imagens abaixo mostram, não lhe falta potencial.


Nenhum comentário: