sexta-feira, 25 de abril de 2014

Lupita

Nesta semana, a atriz Lupita Nyong'o foi eleita pela revista People a mulher mais bela do mundo. E, como toda lista, muita gente discorda. Antes de dizer se concordo ou não com a escolha, observo que listas do tipo não devem ser levadas a sério por muitos motivos. Vamos lá:
- A própria People, uma publicação sobre celebridades, não deve ser levada a sério.
- A beleza é relativa e cada um tem o próprio conceito sobre o assunto.
- É impossível definir a pessoa mais bonita do mundo, sendo que conhecemos uma parcela ínfima de habitantes do planeta Terra.
- As pessoas escolhidas costumam estar no auge na carreira, então seria mais honesto se a lista fosse intitulada "celebridade bem-sucedida/popular mais bonita do momento".

Dito isso, afirmo que essas listas trazem benefícios apenas para as publicações, celebridades mencionadas e agentes das mesmas. Por outro lado, a escolha da mais bela deste ano está abrindo espaço para outro tipo de debate: o padrão de beleza hollywoodiano está diversificando. 
Se antes as listas eram lideradas por branquelas magérrimas, de cabelos claros e alisados e nariz afinado, atualmente elas estão mais variadas. Este ano, por exemplo, além de Lupita, Mindy Kaling, Gabrielle Union, Kerry Washington e Pink são as belas que fogem do estereótipo mencionado. Por isso, antes de simplesmente dizer "concordo/discordo", é preciso analisar a diversidade do padrão de beleza, que está mais próximo das mulheres reais do que nunca. E, vale dizer, muitas pessoas, sobretudo jovens, inspiram-se nesses padrões perpetuados por revistas para elevar a própria autoestima, percebendo que não há apenas um tipo de mulher bela, mas inúmeros.

Sobre a Lupita: sim, ela realmente é uma das mulheres mais lindas do mundo, independentemente de ter sido eleita pela People, ter ganho o Oscar ou estar pegando o Michael Fassbender.


Nenhum comentário: