quinta-feira, 19 de junho de 2008

Cuspidores repreendidos

Não sei o porquê de tanto falatório a respeito de certas manias chinesas de cuspir em lugares públicos – e acredito que não deve incluir apenas o chão. São reportagens na televisão, notícias curiosas em sites e o público daqui fazendo cara de nojo e comentando “Esses chineses são uns porcos”. Ah tá, e os egípcios são uns loucos e os romanos uns neuróticos.

Daí, saio pelas ruas de uma grande cidade brasileira e me vejo obrigada a desviar dos cuspes como se fosse uma personagem de Atari (o estilo oitentista das calçadas me lembra algum jogo dessa plataforma). Os chineses são uns porcos? E vocês, brasileiros (incluo-me fora disso (sic) porque não tenho tal costume mal-educado)?

Nessas mencionadas reportagens, as câmeras, filmadoras ou fotográficas, dão um close nas placas espalhadas por Pequim, a capital das Olimpíadas em 2008, que avisam sobre a proibição de cuspir em lugares públicos. No entanto todavia contudo porém... tal atitude foi tomada apenas por causa dos turistas estrangeiros. Afinal, é bacana passar a imagem de cidade limpa perante os pomposos europeus, povo finíssimo e com um currículo, digamos, sem cusparadas comprometedoras.

Se na terra do Arnesto está proibido, em determinados locais, placas, cartazes, faixas e outdoors para evitar a poluição visual, deveriam aproveitar e acrescentar advertências proibindo cuspir – com direito a multa – pelas ruas da cidade. A educação dos cidadãos depende, muitas vezes, da repreensão.

2 comentários:

Menina Enciclopédia disse...

brasileiro realmente fazer isso, e jogar de futebol ganha, já pensou multarem por cuspe?eheheh eu queria receber o dinheiro da multa rs
obrigada pela visita!
Regina

Alexandre disse...

Po falar em multa, fui multado em SP ontem, só pra atrapalhar mais o meu momento mudança. E justamente pq não coloquei cartão zona azul pra estacionar na frente do prédio e carregar o carro.

Se for contar a quantidade de sujeitos ilibados por ali que poderiam ser multados no "cuspe tax" da Regina.. (rs)