terça-feira, 22 de julho de 2008

Eckhart versus Ledger

Ah, a unanimidade! Muito falaram sobre a atuação magnífica de Heath Ledger como o Coringa de Batman: O Cavaleiro das Trevas. Só que, sinceramente, já não sei se tanto falatório é por mérito do ator ou pela sua morte prematura (e trágica, segundo os sensacionalistas). Concordo, Ledger está brilhante como o anarquista esquizofrênico que quase manda Gotham City para os ares. Mas o que dizer de Aaron Eckhart como o promotor ético e carismático Harvey Dent? Mais uma vez, Eckhart oferece uma ótima atuação, transbordando charme e ambigüidade, com um tom de ironia fina incomum nos profissionais do cinemão hollywoodiano da atualidade. Ele remete a outros personagens que já interpretou, como Nick Palmer (Sem Reservas), Lee Blanchard (Dália Negra) e Nick Naylor (Obrigado por fumar), criando outro totalmente novo. Se o Coringa de Ledger é repulsivo e aberrante, o Harvey Dent de Eckhart é ambíguo e fascinante. Ele convida o espectador a compreender sua luta moral contra o crime, confundindo e emanando incertezas. Por isso eu defendo Harvey Dent sem recusar o Coringa. Nesse duelo, declaro o empate.

Não sou fã de loiros, mas sou fã de Aaron Eckhart 

6 comentários:

Alexandre disse...

Eu gostei muito da atuação desse Aaron no "Obrigado por Fumar", mas ainda não vi o Coringa nem o promotor, então vou me ausentar do debate. (rs)

Anônimo disse...

você tem toda razão. a unanimidade é chata pra caramba mesmo. e eckhart mandou muito bem como duas-caras, foi uma ótima atuação. aliás, gosto muito do ator.

mas a atuação do heath ledger foi fenomenal, histórica e sem precedentes. e não digo isso pq ele morreu, já vinha com essa expectativa quando os primeiros teasers surgiram na internet, ainda no fim do ano passado. claro que agora todo mundo se virou para o personagem com essa carga dramática de "última atuação de um promissor ator", blá, blá, blá. receiro inclusive que isso prejudique a forma como as pessoas vêem a atuação dele. mas, enfim, é algo que não há como controlar.

mas uma coisa é certa: não me furtaria a exaltar o coringa de ledger só pq faria parte de uma unanimidade - que, dizem, é burra. pelo contrário, nesse caso me sinto quase que obrigado a dar uma opinião e dizer o quanto a atuação dele me assustou, divertiu, embasbacou. aaron eckhart tem o seu lugar como destaque do filme, mas infelizmente ele vai ter que se contentar com um segundo lugar. o primeiro é de heath ledger.

Patrícia disse...

Você tem razão, ele está fantástico. Mas eu amei o Gary Oldman! Aliás, vota na enquete do meu blog... Pra mim o Coringa está perfeito. Ouso dizer que está melhor que o Nicholson? Está menos caricato, mais sádico. Gostei demais. Aliás, amei o filme. Saudades.

Patrícia disse...

Não perdi os posts. Perdi as fotos porque alguém deletou minha conta no site onde hospedava as imagens. bagunçou tudo, ficou cheio de links quebrados e eu fiquei sem ânimo de organizar, principalmente porque os últimos posts não agradavam nem a mim. Eu salvei todos os textos. Acho que vou republicar pelo menos os falando de jazz, musicais e Clark Gable. Quem sabe...

Tavin Ribeiro disse...

Ótimo tópico sobre o filme mais comentado do ano. Eu concordo plenamente com você. E mais uma coisa, você leva jeito com as palavras. Parabéns pelo ótimo blog.

Bruno Campelo disse...

Acabei de ver o filme e estava pensando exatamente isso!