domingo, 12 de outubro de 2008

Anti-fumo ou anti-fumantes?

Lendo os comentários a respeito do video do Danilo Gentili sobre cigarros, fiquei com receio de eu mesma ser interpretada de forma errada. Primeiramente, não tenho nada contra quem fuma - minha mãe fuma -, mas odeio cheiro de cigarro. E detesto estar em lugar fechado (barzinho, restaurante, balada) com gente fumando. Não só pelo cheiro de cigarro na roupa e no cabelo, mas também por não conseguir respirar nesses lugares. Além disso, fico com dor de cabeça e enjoada, e acabo até evitando ir a locais onde sei que os fumantes extrapolam o vício. Daí, na revolta, penso: "Quer fumar? Vai embora! Se seu vício é tão importante e divertido, o que você está fazendo aqui?".
Cada um escolhe o que quer. Se acha fumar legal e bonito, se fazer isso acalma, tem que ter o bom senso de não sair dando baforadas na cara dos outros (ou na roupa, no cabelo...). Não sou politicamente correta nem conservadora, e acho esses avisos nas caixas de cigarros um tanto idiotas - quem fuma sabe de tudo aquilo, e se o faz é em plena e sã consciência. Só não quero passar mal em virtude das escolhas dos outros.

Obs.: Isso vale para qualquer tipo de cigarro.

8 comentários:

Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre disse...

Eu também não gosto de levar baforada de fumante. E é um saco ter que ficar lavando roupa impregnada de cheiro de cigarro no dia seguinte de uma balada, por ex. (esse fds foi assim). Concordo nesse ponto.

Mas tirando o quesito balada (que acho que não tem muito jeito mesmo), acho que é tudo uma questão de educação do fumante. Saber se comportar, onde, como, de que forma dar a sua tragada.

Tenho alguns amigos fumantes que sabem os limites e respeitam quem não fuma, mesmo fumando do seu lado, sabem como fazer isso. São todos pessoas bacanas.

Se eles são assim com desconhecidos? Pelo menos do que eu observei até hoje houve respeito. Mas.. é bem provável que estejamos na exceção dos fumantes.

De qualquer maneira, ainda acho que o grande problema não é tragar, mas o que se traga, e como se faz isso.

Você deixou bem claro que separa as duas coisas, mas tem gente que confunde as bolas e parte pra um tipo de vigilância preconceituosa.

:)

Cristina disse...

Concordo com você, mas é que esse é o tipo de coisa que me deixa bem irritada. Tenho nojo do cheiro do cigarro, me sinto sufocada, e ao contrário do Alexandre, não conheço nenhum fumante educado o suficiente pra não te fazer fumar passivamente junto com ele. Talvez então eu tenha dado azar nessa questão...
E é claro que eu não quero que os fumantes se explodam de verdade, cada um faz o que quer da sua vida. Só estou cansada de tanta falta de educação desse mundo. :/

Sunflower disse...

minha mãe é fumante tb. e agora eu totalmente concordo com o que vc disse, mas, olha, eu não sou uma pessoa boa para se dizer que tem no time. Afinal fui chamada anonimamente de "aventureira" e "infeliz" no meu post sobre ter um filho e empregar o Predador. Já pensou?

Oh, céus, onde a Internet vai parar? Ninguém pode mais dizer as coisas que pensa abertamente, né? Cuidado com gente que pode chegar aqui soltando fumaça de raiva.

beijas

Sunflower disse...

Caso o meu comentário soe ameaçador, só quero dizer claro que foi uma ironia pois sei que não foi vc que disse isso.

Odeio ficar justificando as minhas piadas e tirando a graça delas.]

beijas

fabiana disse...

Eu detesto cigarro, anyway odeio gente também, mas não necessariamante gente que fuma!

Mau humor de segunda-feira é fogo!

Rounds disse...

Odeio cigarro. Sinto dores de cabeça quando fumam ao meu lado em ambientes fechados. Não vejo graça. Acho uma merda.
Até mais.

www.buenasrocks.blogspot.com

Rackel disse...

Hehehe... esse assunto dá mesmo o que falar. Eu tb detesto esse fedozinho q fica nas minhas roupas e cabelos depois q volto da 'night', mas já fumei em night tb (principalmente quando mto bêbada) q não posso ficar condenando mto quem fuma. A verdade é q nêgo nem se toca q tá incomodando os outros...