segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Dúvidas de uma maníaca obsessiva compulsiva

Post dedicado a Adrian Monk, Howard Hughes e Melvin Udall - e quem mais se identificar.

Por que o fio do telefone enrola sozinho?
Noto aquele fio irritantemente enrolado quando vou falar ao telefone. Com cuidado, o desenrolo. Tempos depois, quando volto a usar o aparelho, o dito cujo enrolou sozinho!

Por que sou uma das poucas pessoas que se importa com objetos devidamente alinhados sobre uma mesa, como talheres, jogo americano, guardanapo...?
Uma mesa perfeita para a refeição. Não é preciso muita coisa, eles devem apenas estar alinhados, transparecendo organização e limpeza.

Por que o garçon não tem mais cuidado para não derramar o chope?
Chope escuro é bom – dentro do copo. Vazou e escorreu, não hesito em secar a taça, a mão, o porta-copo, a mesa...

Por que perfeccionistas são tachados de chatos?
O que há de tão ruim em reler um texto várias vezes antes de mostrar a alguém, conferindo milimetricamente se não há repetição de palavras no mesmo parágrafo?

Por que a ação a seguir é tratada como uma compulsão: “repetir mentalmente uma conversa para garantir que nenhum detalhe tenha sido esquecido”?
Eu faço muito isso, como se estivesse (mentalmente) conversando sozinha. Oras, é apenas receio de falar o que não devo ou esquecer alguma coisa no meio da conversa.

9 comentários:

Sunflower disse...

Você, definitivamente, é sofre de síndrome de Lisa Simpson.

E eu devo ter complexo de Garga Mel ou coisa parecida. Mas, queria mesmo era ter o distúrbio do Esqueleto, magérrimo, cheio de subalternos e morrendo de rir no topo da montanha da serpente.

Beijas

Alexandre disse...

Eu já fui mais chato, já cheguei a desenvolver um tipo de TOC com meus CDs e vinis, mas já passou, ainda bem.

Um transtorno "nerd-obsessivo" moderado e totalmente controlável.

Monday disse...

cada um é cada um, mas parece que a maioria gosta mesmo é de rotular tudo e todos e sair criticando o máximo que se puder ... pior que competição de pirralhos pra ver quem fica mais com quantos ou quantas numa baladinha de pirralhos ...

Rodrigo Carreiro disse...

Apesar de eu não ter TOC (graças a deus!), você meio que me descreveu nesse post ehehhe
Sou chamado de chato todos os dias, mas enfim...
;p

Marguerita disse...

Meels dellsss!

Não estou sozinha!

;)

Patrícia disse...

Nossa, eu tenho tudo isso!
Mas percebi que isso oscila um pouco... ano passado, com tanta coisa ruim na cabeça, fiquei mais tolerante. Atualmente, quanto mais estressada estou, mais neurótica fico!

Cristina disse...

Eu chego a desplugar o fio do telefone pra desenrolar...
E não sei o quanto isso é TOC, mas tenho uma tendência a organizar, seriar e classificar as coisas (?), como qdo coloco a louça lavada no escorredor ou penduro as roupas no varal ou as guardo nas gavetas.

Tania Capel disse...

ahuhauhauhauhuahu7a
quando encontrar a resposta, por favor me diaga... tenho as mesmas dúvidas! rs....

beijocas mil

Anônimo disse...

Ao pesquisar sobre TOC, encontrei seu blog. Digo que sofro mto tb por causa dessa doença, mas que não sou eu quem tenho e sim uma pessoa que amo mtu. O primiero passo é reconhcer q é uma doença, creio que quanto a isso vc já está atento. O tratamento normalmente é feito com neurologista ou psiquiatra, e juntamente deve ser feito com psicólogo(a) que trabalhe com terapia cognitiva comportamental, estou dando enfase nessa linha pq é a mais adequada para uma adapção rápida e alívio de alguns sintomas, não tenho nada contra a psicanálise, ou a terapia humanista, gestalt, enfim, achei importante dar estes toques, pq um dos maiores problemas q temos com relaçao ao TOC é chegar a este diagnóstico, e fazer um tratamento adequado.

Respondem aos medicamentos (antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina) 60 a 70% dos pacientes, 60 a 80% melhoram com a terapia comportamental-cognitiva junto com o uso de medicamentos.

É importante ressaltar que o quanto antes for feito o diagnóstico ou psico-diagnóstico do caso melhor, em caso de dúvida do diagnóstico (se realmente é TOC ou não) procure um neuropsicólogo (especialização) profissional que fará uma espécie de mapeamento mental, com testes em sua maioria importados (traduzidos), que constará se realmente tem ou não TOC.

Começar a terapia cognitiva com psicologo q trabalha com essa linha é importante q seja feito o quanto antes, pois normalmente o paciente de TOC, tb desenvolve outras patologias como TAG e depressão. è importante ressaltar que é um trabalho multidisciplinar, que envolve o auxilio do médico com medicamentos, do psicólogo, e tb o apoio da família.

Há comentários que diz q "cada um tem um poquinho desta doença" mas é importante ficar atento a este tipo de colação, pois todos temos manias, faz parte de nossas neuroses, mas não se parece em nada com o TOC, que é um ritual que gera extremo sofrimento e desadaptação social no indivíduo além de poder gerar outras patologias.

Sugestão de leitura para pacientes com TOC, e pessoas que convivem com estas pessoas:
O que fazer quando você tem muitas manias.
Huebner, Dawn.
Editora artmed
(tem um preço acessível)

Caso necessite de maiores esclarecimentos ou alguma outra ajuda não exite em contatar: ecurty@bol.com.br

Um abraço, e boa sorte!
PS.: O meu intuito é ajudar, caso não goste do post fique a vontade para deletá-lo, ok!