terça-feira, 18 de novembro de 2008

Jujubas

Marcela percorria os olhos inchados de tanto chorar pelas prateleiras desorganizadas do corredor de guloseimas do supermercado. Procurava um antídoto doce para aquele momento no qual sentia muita pena de si mesma; apanhou uma barra de chocolate ao leite e colocou na cesta plástica encardida. Deu mais alguns passos e aproximou-se da coluna de balas. Havia gulodices de todas as cores, tamanhos e sabores. Examinou sem muita atenção os pacotes coloridos, até seus olhos brilharem ao focalizar uma embalagem de jujubas. Pequenas, macias, saborosas e inexplicavelmente familiares. Colocou o chocolate de onde havia tirado e chegou ao caixa apenas com as jujubas.
Satisfeita com a simples compra, saiu do supermercado em direção a sua casa. Salivava a todo momento que olhava para as balas, e resolveu parar e abrir a embalagem ali mesmo. Puxou as duas extremidades. Nada. Fez um pouco mais de força e começou a xingar silenciosamente, até perceber uma explosão de jujubas coloridas, expelidas violentamente do pacote e se esparramando pela calçada. Com uma expressão dramática, piscou lentamente os olhos e percebeu o que havia feito: desperdiçou uma porção de doces que seriam aproveitados por algum cão de rua sarnento.
Chorou compulsivamente. Poderia voltar ao mercado, comprar muitas outras jujubas e seguir para casa, mas não quis. Aquelas balas coloridas, espalhadas pelo chão, eram as que ela queria. Soluçando, sentou na calçada. Ficou assim, até esquecer as balas, o ex-namorado, a calça manchada, o colar partido...

11 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

Eu sabia que tinha um ex na jogada eehheh Mulher comendo doce assim só pode ser bronca

Tania Capel disse...

lindo!
hum... jujubas! adoooooooro!
esse texto tem a minha cara!
tem certeza que não nos encontramos antes em alguma calçada?!

beijos

Sunflower disse...

o cabelo mal cortado, o esmalte que saia das unhas, o salto quebrado... cada bolinha colorida tinha umsignificado singular.

é assim mesmo.

ah, nao liga pro rodrigo nao, ele curte "Take my Breath Away" não merece ser ouvido.

Anônimo disse...

Rodrigo tem razão. Um grande consolo para a alma feminina, nesses casos e em tatos outros, é o doce. Existem aquelas que preferem uma caixa de chocolates.

Alexandre disse...

Até Elaine Benes recorria às jujubas. :)

Anônimo disse...

Marcela é do tipo que sente até o avesso e vê beleza até nas jujubas coloridas.
:)

Anônimo disse...

Jujubas ficam boas nos textos, e na boca (gula, mode ON - e as vermelhas são minhas).

Patrícia disse...

AMEI!

Patrícia disse...

Nesses momentos eu dublo Total Eclipse of the Heart. Dublo, porque não canto nem sozinha em um lugar com isolamento acústico. Nem eu mereço ouvir minha própria voz cantando.

Patrícia disse...

Eu não gosto de jujubas, mas elas sempre parecem apetitosas.

Cristina disse...

Não sou fã de jujubas, nem de balas, de uma maneira geral. Mas acho lindo o colorido delas dentro dos potes de doces.
E já me senti como a moça da crônica algumas vezes, sem jujubas.