quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O problema do “curral”

Um leitor atento ligou para a redação da revista, reclamando de um erro da palavra cruzada da última edição:

- Alô, estou com exemplar da revista de vocês e encontrei um erro na palavra cruzada.
- Um erro? Qual seria, senhor?
- Onde fala de “doce feito de milho”. Na resposta está “curral”, mas o certo é com um “R” só.
- Estranho… eu chequei antes e encontrei com essa grafia.
- Meu neto teimou que estava certo, mas curral, que eu saiba, é onde guardam as vacas. – e riu do erro.

Lembrei-me dessa dúvida e da pesquisa que fiz para verificar se a grafia da palavra estava correta. Mas, ainda assim, respondi ao leitor que era daquela forma que escrevia. Segundos após desligar o telefone, procurei de novo no dicionário e, para minha vergonha, eu estava errada - e a pessoa que fez o passatempo e a revisora. Só que, nesse caso, atribui a mim mesma o deslize, já que ainda por cima controverti o homem e insisti no engano.
Na correria do fechamento, procurei por “cural” no dicionário. Certamente a palavra não existe, mas não pensei na possibilidade do “curau”, que é o nome do doce. E isso eu fui perceber depois de dispensar o senhor atencioso.
“Estou emburrecendo!”, pensei aflita, tentando diagnosticar o problema que me afetou. Melhor do que corrigir os outros, com a devida atenção e modéstia, é receber uma correção de volta, com a humildade de reconhecer o erro. Eu reconheci, só que tardiamente.


5 comentários:

Sunflower disse...

é curau, tem até um funkão com isso!!!


hahahahahahaha

http://www.youtube.com/watch?v=abAHiaSv-PA

beijas

Alexandre disse...

Acontece. :)

Mas pra seres que cresceram no interior como eu é só lembrar da pamonha que o nome e a grafia surgem na cabeça fácil. rs

Anônimo disse...

"Vai pamonha, vai curau" Deve ser disso que a Sun tá falando. Rodney Dy... como eu sei isso? Credo!

Mas é ruim ser corrigido né? Pior ainda quanto estamos realmente errados.

E essa foto do Robert Downey Jr. aí do lado?

Morri!

Anônimo disse...

Meeeu, palavras cruzadas humilham de boas! Adoro, adoro muito. E concordo que reconhecer o erro, mesmo depois de tê-lo ignorado por um momento, é digno de mérito. Poderia simplesmente ter deixado passar, pois de nada iria mudar mais. Eu faria o mesmo, imagina a agonia de ter passado batida sem nada dizer! E não tinha anotado o número do senhor que ligou?! Só pra poder ligar e dizer que ele tinha razão e agradecer. Imagina a felicidade e satisfação dele =)

Anônimo disse...

eu tbm não sabia. Achei que fosse "cural", com "l".