quinta-feira, 2 de abril de 2009

Interpretando o presente do beija-flor

Eu já gostei de Natiruts, mas foi bem antes, quando a banda atendia pelo nome Nativus. Naquela época – final dos anos 90 – eu curtia música de modinha, como algumas coisas que rolavam no Disk MTV. Acho que fui mais uma daquelas adolescentes que teve o gosto moldado pela Music Television Brasileira. Vejamos, a maioria das bandas “clássicas” que gosto (ou já gostei), conheci pelas paradas de sucesso da emissora: Oasis, Green Day, Foo Fighters, Wallflowers, Blur, Pato Fu…
Porém, não quero simplesmente escrever sobre meu passado musical (como diria o nostálgico Bill McNeal, de NewsRadio, “good times, good times…” [suspiro]). É que toda vez que ouço Presente de um Beija-Flor, do Natiruts, e presto atenção na letra, me pergunto, do início ao fim, por quê a elegi na época como uma das minhas preferidas. Vamos aos versos:

Beija-flor que trouxe meu amor
Voou e foi embora
Olha só como é lindo meu amor
Estou feliz agora

Rima pobre: embora/agora. Pelo menos não rimou amor com dor – preferiu repetir a palavra na falta de uma ideia melhor.

Veja só a névoa branca que sai de trás do bambuzal
Será que ela me faz bem ou será que me faz mal

OK. Tem uns maconheiros fumando lá atrás e o cara está na dúvida se deve fumar um beck também ou não. Ele tem medo de passar mal – tossir, vomitar… sei lá!

Eu vou surfar no céu azul de nuvens doidas
Da capital do meu país
Pra ver se esqueço da pobreza e violência
Que deixa o meu povo infeliz

Pelo jeito, o cara fumou mesmo e viajou legal nas nuvens doidas de Brasília. Mas foi por uma causa nobre: ele queria esquecer aquilo que deixa o povo infeliz. Ou seja: ao invés de ajudar o próximo, fume uma maconha para esquecer os problemas deles.

E a menina que um dia por acaso veio me dizer
Que não gostava de meninos tão largados
Que tocam reggae e MPB
Mas isso é coisa tão banal perto da beleza do Planalto Central
E das pessoas que fazem do Cerrado
O habitat quase ideal

Esses são os piores versos da música e merecem atenção especial: A menina não gosta de caras que se vestem e se parecem com mendigos, além falarem como eles (os tais “meninos tão largados que tocam reggae e MPB”). Só que ela é criticada por isso – expressa a opinião para o cara, que é um desses regueiros convencidos que não lava o cabelo, provavelmente depois de dar um for a nele. Ofendido, ele compara a banalidade da atitude dela… à beleza do Planalto Central e dos habitantes do Cerrado? Lembrando que o último ainda não é um lugar ideal para viver.

Agradeço por estar aqui
Manifestar a emoção
E colocar minhas idéias, sentimentos em forma de canção
Agradeço por poder cantar
E ver você ouvir
E tentar entender essa mensagem

Que eu quero transmitir

Quais ideias? Qual mensagem? Desculpe-me, mas é impossível entender a mensagem, uma vez que ela não existe.

Fim de ano vou embora de Brasília que é pra eu ver o mar
Mas diz pra mãe lá pro final de fevereiro é que eu vou voltar
Que é pra surfar no céu azul de nuvens doidas
Da capital do meu país
Pra ver se esqueço da pobreza e violência
Que deixa o meu povo infeliz

Daí, o cara decide ir embora de Brasília só pra ver o mar (sei, sei), sem ao menos se despedir da mãe. O resto, não entendi: ele estava sem ideia e quis repetir o verso lá de cima ou o quê? Eu sei, decepcionante a análise terminar dessa maneira, tão ruim quanto a música.

6 comentários:

Nathália Reis Ramos disse...

hahah Tô chorando de tanto rir!
Querida Garota no Hall, "Presente de um beija-flor" tbm foi uma das minhas favoritas na época em que frequentava as paradas do Disk MTV.
Passada a fase da modinha, também já analisei muuuuitas vezes a letra dessa música e concluí (já ha alguns anos) que é a pior letra do Natirus.
Presente de um beija-flor a parte, gosto bastante do Natiruts.

fabiana disse...

Eu detesto reggae, em todas as suas versões. E eu sempre me perguntei o que aquela mina lá do Nativus fazia na banda, tipo, enfeite?

Sunflower disse...

estou bege.

Alexandre disse...

Eu conhece Oasis pela MTV também. Bons e inocentes tempos.

http://panelaodabruxa.blogspot.com disse...

ri bastante com seu comentário, parece letra prá otário, rsrsrsrs...
Léah

João luiz disse...

uma parte que vc esqueceu de comentar na primeira parte é que o simbolo da nota de 1 real é um beija-flor, ou seja, é a nota que compra a alegria dele, que no casa é o baseado que apos queimado vira fumaça, que voa e vai embora, desaparece no ar