sábado, 9 de maio de 2009

Pai dos burros

Ainda hoje lembro do momento em que fui apresentada a um dicionário, vulgo Pai dos burros. Devia ter cinco anos de idade e morava em um apartamento em São Paulo. A sala era pequena, tinha uma estante modesta e uma mesa de vime e vidro. Em cima da estante, na prateleira ao lado da televisão, ficava o Aurélio, que anos mais tarde descobri ser parente do Chico.
O Aurélio era grande (um gigante para mim, que mal conseguia carregá-lo); a capa preta em couro trazia letras douradas, que identificavam o autor e a editora. Fomos apresentados assim, por acaso.

- Pai, o que significa tal palavra? – ah, memória! Não te perdôo por me fazer esquecer esse detalhe, a palavra desconhecida que me inseriu no mundo das letras.
- Vamos olhar no Pai dos burros.
- Pai dos burros? O que é isso?
- É o dicionário, que tem todas as palavras e o que elas significam – esclareceu, tirando o gigante da estante e colocando em cima da mesa.

Certamente, achei o Pai dos burros incrível. Um livro com todas as palavras do mundo, como eu acreditava. Mas eu não sabia ler e só conseguia entender histórias de livros e gibis graças às ilustrações ou a algum leitor que se dispusesse a lê-las para mim.
Outro gigante de capa de couro e letras douradas que conheci na mesma época foi a Bíblia. Essa eu gostava de folhear para ver as ilustrações, que traziam obras cristãs de grandes artistas renascentistas que reconheci apenas nas aulas de História da Arte, como El Greco e Andrea Del Castagno.
Agora, o Pai dos burros me acompanha todos os dias, na versão digital. Ele me poupa de fazer perguntas aos outros e economiza meu tempo, me apresentando a um mundo cheio de significados, onde eu não preciso questionar “qual é o sentido da vida?”. Basta ir à página.

6 comentários:

Rodrigo disse...

Dicionário tem que físico, pegar na mão e folhear. Esses on-line não tão com nada!

Sunflower disse...

Amo dicionários, virtuais ou nao.

Mas, flor, eu realmente tentei curtir TBBT e não rolou. Mesmo. Assisti cinco episódios e achei a maior chateação do mundo. Sei la porque, ah, deve ser porque sou chata pra cacete.

Nathália disse...

Que legal! Comigo foi bem assim tbm, mas não me lembro da situação exata e capa de couro era vermelha.

Lu. disse...

Minha mãe fez a mesma coisa comigo. Até hoje, toda vez que temos dúvidas de uma palavra, eu vou no pai dos burros online, e ela no clássico de bolso.

Anômima disse...

Salve o Houaiss online! É um dos principais motivos para eu continuar assinante do UOL.

Alexandre disse...

Eu não gosto muito dessa definição, pra mim é o pai dos inteligentes. :)