quarta-feira, 22 de julho de 2009

Literatura na capinha do DVD

Já percebeu que as resenhas de contracapas de DVDs (ou mesmo VHS, o pai do cinema expresso na telinha) raramente são atraentes e costumam apenas trazer infomações extremamente básicas, como prêmios, elenco e resumo da história? Pois, talvez pensando nisso, o(a) autor(a) da sinopse de Desventuras em série (Lemony Snicket's - A Series of Unfortunate Events) resolveu produzir um texto criativo – e ótimo – com as mesmas características narrativas do filme. O resultado, transcrito abaixo, é uma pequena pérola textual:

“Caro espectador: Se você gosta de filmes com coelhos cantando, naves explodindo ou líderes de torcida, você realmente não deveria estar com esse DVD nas mãos. Este é um filme extremamente perturbador, o que em outras palavras quer dizer ‘uma desventura de suspense envolvendo três engenhosos órfãos e um ator vilão chamado Conde Olaf (Jim Carrey) em busca da fabulosa fortuna deles’. Isso inclui um incêndio muito suspeito, deliciosas massas, Jim Carrey, sanguessugas de comportamento inconveniente, uma víbora incrivelmente mortífera, Meryl Streep, e a voz de um impostor chamado Jude Law. A única coisa que poderia tornar esse espetáculo uma desventura maior ainda... são os extras, tais como os comentários feitos por mim ou os ‘erros de gravação’ que provocam risos nervosos. Sinto-me compelido a continuar minhas pesquisas sobre as vidas dos órfãos Baudelaire, mas peço a você que se sinta à vontade para sair em busca de algo menos indigesto, como por exemplo uma caprichada feijoada. Com o devido respeito, Lemony Snicket”.


4 comentários:

Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre disse...

Bem que essa podia se tornar uma prática disseminada. Lembro de alguns encartes de CD neste estilo. Se não me engano os agradecimentos do "Be Here Now" (Oasis) são puro "Gallagher way of writing". rs

!_Kika_! disse...

Hahahaha, adorei! Não assisti esse filme inteiro ainda (nem li os livros), mas acho q vou alugá-lo...
adorei os seus 3 clássicos! Assim q der vou assistir cidadão kane.

Nathália disse...

Muito bacana! Outros autores deveriam se inspirar...