terça-feira, 28 de julho de 2009

Natureba

Há alguns dias estive a trabalho em uma feira de produtos orgânicos e naturais na capital paulista. Aprendiz de vegetariana e defensora – acomodada – dos direitos animais, fui com a certeza de que seria uma ótima oportunidade não somente para render pauta e conhecimento como também para sair um pouco do ambiente viciado da redação.
Ocupando dois andares do famoso prédio da Bienal, a feira tinha ambientes distintos: alguns metros quadrados de business; um corredor de jornais e revistas; vários estandes de produtos alimentícios, com direito a provação; cantinhos zen, com massagens, trilha new age e cheiro de insenso; espaços alternativos de ecofashion… Tudo para agradar as diferentes tribos de consumidores.
No começo, é tudo diferente. Passava de estande em estande pegando cartão, panfleto, fazendo algumas perguntas para saber se a fonte seria interessante para algum dos veículos, provando chocolate sem lactose e hidratante orgânico para as mãos. Uns trinta minutos depois começa a ansiedade para o início da palestra e o cheiro de insensos e fragrâncias começam a me enjoar. A “vila zen” não é não agradável assim.
Ser natureba não deve ser fácil, imagino. Se você opta por utilizar apenas produtos naturais ou orgânicos, melhor preparar – e bem – o bolso. São caros e não muito acessíveis – some a gasolina, a passagem de ônibus ou metrô, e a sola do sapato. E se for comestível, não tem muito sabor. Se for vestuário, não tem muita elegância. Se for cosmético, tem aroma estranho.
Na busca por compradores em potencial, um expositor me para e pede para pingar algumas gotas de loção em minhas mãos. “É bom para respiração, sinusites” e outras doenças respiratórias do qual não recordo. Esfreguei as duas mãos, como ele falou, dei alguns passos adiante e cheirei. Nunca havia passado pela minha cabeça que usar Mentos como sabonete faria bem à minha rinite.

5 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

Tô longe dessa turma, embora aprecie parte dela.

Marguerita disse...

Nem tanto a deus nem ao diabo..
Sou vegetariana e faço supermecado comprando mais coisas que os nao vegetarianos com o mesmo dinheiro.

Mas, ficar alienada quanto ao tema também é demais.

Tudo que é demais...

Bjooo

Nathália disse...

Tem razão, ser natureba é caríssimo. Até fazer dieta é caro. Os orgânicos, diets, integrais, com soja e afins são sempre mais caros...

!_Kika_! disse...

Nada contra os vegans, mas além de ser carnívora de carteirinha, tenho preguiça de seguir um cardápio (seja p/ não comer carne, p/ perder peso), rotina alimentar não combina mto comigo...mas os produtos de beleza, tem uns q são gostosos, mas o q eu uso já não tem nenhum componente animal (q eu saiba)...agora, mentos p/ sinusite? serve p/ rinite tb? hahahaha

Alexandre disse...

O problema é que as pessoas tendem a radicalizar, seja pro lado natureba, seja pro oposto. E o principal problema nessa seara é educação (ambiental). É algo que está antes e não depende essencialmente do "green way of life".