sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Jazzy

Minha mania por coisas antigas, no que se refere a artes, ganhou continuidade graças ao acaso. Estava eu em pé no ônibus cheio, buscando alguma rádio interessante para sintonizar, quando resolvo deixar na Eldorado FM. Uma música agradável ressoou por minha cabeça, me transferindo momentaneamente a outra dimensão, com um palco escuro e uma fumaça pairando pelo ar. Quando aquele jazz contemporâneo terminou, aguardei para memorizar o nome da canção e do grupo. No dia seguinte, pesquisei no Google e descobri que Another day in LA era do Indigo Swing, uma banda de neo-swing.
No mesmo instante, procurei a música para baixar e busquei outros trabalhos do Indigo Swing e de grupos do mesmo gênero - algo que me levou, fatalmente, ao jazz. Conhecia alguma coisa de jazz, como um CD gravado por uma amiga da faculdade com canções de Cole Porter interpretadas pela Ella Fitzgerald. Abrindo um parêntese (é o álbum perfeito para relaxar e sair cantarolando, seja pela sala ou durante o banho).
Mas na confusão de baixar músicas sem saber se correspondiam mesmo ao título e intérprete, comprei uma coletânea tripla. "Mas que coisa arcaica comprar CD se pode pegar tudo de graça pela internet". Nesse caso, foi um ótimo investimento, pois não encontraria uma coletânea tão boa e variada nem com duas dúzias de cliques.
Descobri que esse gênero, tão bem trabalhado, interpretado e relaxante, não é simplesmente coisa de velhos e boêmios. Cada um busca inspiração ou felicidade naquilo que lhe convém, e encontra nos mais diversos tipos de expressões artísticas. Assim como prejulgamos muitas ideias, ou até mesmo pessoas, devemos ter a mente aberta para conhecer de tudo e depois formar opinião a respeito e tecer nossa própria rede de gosto pessoal.

2 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

Eu conheço pouco ou quae nada de Jazz, mas "Kind of Blue" de Miles Davis é obrigatório. Até eu ouço hehehe

Nathália disse...

Também ouço a Eldorado e volta e meia me pego fazendo o mesmo que você: Aguardo o fim da música e tento memorizar o nome da canção e do intérprete pra procurar mais músicas na mesma linha depois.