quinta-feira, 11 de março de 2010

Inglês de americano

Em busca de um mochilão para minha viagem, não desperdicei a oportunidade de entrar na loja esportiva de um shopping paulistano, que anunciava em sua imensa vitrine descontos tentadores por conta da liquidação do final da estação.
Segui para a seção de "Aventura" para conferir se as mochilas estavam inclusas na liquidação quando fui abordada por uma jovem vendedora. Atenção: o relato a seguir não tem a intenção de debochar ou satirizar a moça.
O jeito que ela falou comigo enquanto eu olhava distraidamente algumas artigos já me fez imaginar que se tratava de alguém novo na loja, pois notei um certo despreparo. Respondi que estava à procura de mochilões para viagem e que queria ver algo em promoção. Após checar, cheguei à conclusão, antes dela, de que os produtos não faziam parte da liquidação. Mas a moça se interessou e perguntou com curiosidade:
- Você gosta de aventura?
- Na verdade é só uma viagem de um mês fora.
- Para onde você vai?
- Nova Zelândia.
- Nossa, que legal!
- Mas vou lá, na verdade, para estudar inglês. 
- É? Nem sabia que falavam inglês lá. Pensei que só se falasse inglês nos Estados Unidos.


Ninguém é obrigado a saber qual idioma é falado em determinado país, mas a vendedora de uma loja de itens esportivos e para viagem pensar que o inglês só é falado nos Estados Unidos me causou uma grande surpresa. Minhas sobrancelhas arquearam e expliquei - sem parecer pedante, longe disso - que havia outros países onde o idioma era falado, como Austrália e Canadá, e a moça ficou sem-graça. Falou que estava pensando em estudar inglês também, mas que tinha escolhido outro curso. Agradeci por ela ter me atendido e percebi que a educação no Brasil anda pior do que na minha época de estudante de escola pública. 

3 comentários:

Nathália disse...

Sim, o brasileiro ainda é (de um mode geral) muito ignorante.
Um dia desses uma pessoa pós graduada me perguntou se aquela cidade dos terremotos recentes ficava perto de SP. Questionei qual cidade dizendo q eu não sabia de terremoto no Brasil e a fulana me respondeu que o nome da tal cidade era Chile.
Imagine a cara de susto/choque/inconformada/indignada que eu fiz na hora...

Nathália disse...

Sim, o brasileiro ainda é (de um mode geral) muito ignorante.
Um dia desses uma pessoa pós graduada me perguntou se aquela cidade dos terremotos recentes ficava perto de SP. Questionei qual cidade dizendo q eu não sabia de terremoto no Brasil e a fulana me respondeu que o nome da tal cidade era Chile.
Imagine a cara de susto/choque/inconformada/indignada que eu fiz na hora...

Cristina disse...

Eu acho que não aprendi nada de inglês na escola pública. Aprendi mais c/ dicionário na mão, tentando traduzir letras de música. É, acho que td o que aprendi na escola foi por conta de um esforço advindo da minha curiosidade nata.