quarta-feira, 17 de março de 2010

Top 6 - O sentido da vida

Você já se perguntou "qual é o sentido da vida"? Já se pegou olhando para o céu estrelado em uma noite de verão, abismado com a beleza da abóbada celeste? Já questionou a existência de Deus em um momento no qual as coisas não davam certo? Então confira uma seleção de seis filmes para fazê-lo pensar ainda mais  - ou simplesmente esquecer todos os questionamentos e se divertir diante do absurdo. Ah, agradeço à Cris por lembrar de alguns filmes para a lista.


1) O Sentido da Vida (Monty Python's The Meaning of Life)
Este não é o melhor longa-metragem protagonizado pelo Monty Python, mas é o único que tem um objetivo: desvendar o sentido da vida. Do grupo de amigos mortos por intoxicação alimentar à inglesa protestante que inveja a vida sexual dos vizinhos católicos, é um filme repleto de piadas nonsense como tudo o que o grupo fez.


2) Hannah e Suas Irmãs (Hannah and Her Sisters)
O personagem (ou alter-ego) de Woody Allen, Mickey, é um hipocondríaco ateu que decide acreditar em alguma coisa após a traumática experiência de um tumor não-diagnosticado. Depois de experienciar o judaísmo, o catolicismo e (quase) o hare krishna, ele descobre o sentido da vida em um filme dos irmãos Marx.


3) Viver (Ikiru)
Akira Kurosawa apresenta uma bela narrativa sobre um homem que dedicou trinta anos de sua vida ao trabalho burocrático na prefeitura, até descobrir ter câncer no estômago. A partir daí, ele busca viver o tempo que lhe resta da melhor maneira possível. Mas como alguém que passou a vida toda no escritório saberia fazer isso?


4) A Felicidade Não se Compra (It's a Wonderful Life)
Em um momento de crise, o honesto e heróico George Bailey desiste de viver. Eis que aparece um anjo e lhe mostra como seria a vida das pessoas (próximas a ele ou não) caso nunca tivesse existido. Curiosidade: Bailey e Henry F. Potter aparecem entre os 10 primeiros das listas do AFI de heróis e vilões do cinema, respectivamente.


5) Um Homem Sério (A Serious Man)
Larry Gopnik é um professor de física judeu que vê os maiores infortúnios de sua vida cairem todos ao mesmo tempo sobre sua cabeça: o adultério da esposa, os problemas financeiros, o irmão doente, a ameaça de demissão... Com tantos problemas, a única solução é procurar os conselhos espirituais de um experiente e misterioso rabino.


6) Minha Vida Sem Mim (My Life Without Me)
A jovem Ann leva uma vida modesta ao lado do marido e das duas filhas, até saber que tem apenas alguns meses de vida por causa de um câncer. Mas ela oculta a doença de seus familiares e amigos, e decide aproveitar a vida. Escreve uma lista de coisas que gostaria de fazer e grava fitas para suas filhas ouvirem nos aniversários.

2 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

Confesso que essa é uma lista que eu jamais pensaria, mas muito boa. Vou anotar esse Python. Um Homem Sério cabe perfeitamente em sua seleção. Boa escolha.

Cristina disse...

Ainda não consegui ver esse filme do Monty Python...
Que bom que gostou das minhas sugestões :)