terça-feira, 14 de setembro de 2010

Lady Gaga me dá ânsia de vômito

O título desse post é de muito mau gosto, mas o pleonasmo proposital (Lady Gaga = ânsia de vômito) se justifica quando me refiro a essa "celebridade do mundo da música". Enquanto temos tantos artistas talentosos lutando para mostrar seu trabalho ao público, Lady Gaga se esforça para se manter na mídia diariamente graças à sua personalidade carente de atenção. Trauma de infância por não ter feito parte da turma popular? Sim, é uma hipótese que eu não descartaria. 
Até o momento, tudo o que fiz foi ignorar essa "celebridade". No entanto, a "ousadia" em usar um vestido de carne no último domingo durante o VMAs me causou ainda mais repugnânca desse patinho feio que precisa andar seminu para receber a atenção que lhe carece. (Caso não tenha visto, clique aqui.) E não expresso meu inconformismo meramente pelo fato de não consumir carne vermelha, mas pela atitude deplorável de polemizar se vestindo daquilo que já foi um ser vivo e pode servir de alimento para outros seres. O mesmo vale para casacos de pele - tenho birra da Gisele Bündchen desde aquela campanha ridícula que ela fez para uma grife de casacos de pele, no qual justificou estar fazendo apenas o seu trabalho.
Não sou radical e não saio pregando por aí ideologia alguma. Apenas constato que a falta de humildade e de bom senso é justamente o que alimenta a mídia. Afinal, por que alguém como a Larissa Riquelme ganha tanta atenção e dinheiro? Porque se sujeita a agir de forma que chame a atenção sem precisar de talento - a não ser que ter peitos grandes e usá-los para guardar o celular possa ser avaliado como talento. E os Big Brothers?  Aparições na mídia = fama = contratos publicitários e/ou fotos em "revistas de nu artístico" = dinheiro.
Em pouco tempo, vemos essas "celebridade" usando a fama para fazer campanhas de conscientização, chamando o público para participar de ações ou doações. O cachê, naturalmente, é doado (eles não precisam - e o valor deve ser irrisório), e então constroem a imagem de bons samaritanos e de gente com consciência social. Mas tudo isso é necessário, pois, no fundo, é assim que uma campanha consegue notoriedade e atenção: colocando algum "famoso" para falar. Se não fosse por isso, Contigo, Quem, genéricos e colunas sociais não fariam tanto sucesso no mundo todo.
Então, antes que a Lady Gaga apareça numa campanha do PETA, Greenpeace ou Unicef, vamos relembrar todas as mensagens boas que ela conseguiu passar com suas músicas, atitudes e figurinos. Só nos restarão os risos - e a ânsia de vômito.


2 comentários:

Nathália disse...

Sempre pergunto pro pessoal aqui em casa pq é q essa mulher caiu nas graças do povo. O que é q ela tem? O sabe fazer? Qual o diferencial?
Depois que eu digo que participar do BBB11 e sair na Playboy é o único modo de onseguir as coisas que pretendo, as pessoas dao risada de mim.

Anômima disse...

Realmente. E tanta gente gosta disso que evito falar de BBBs e até da Lady Gaga, mas esse texto foi um desabafo sobre essas porcarias.