domingo, 22 de maio de 2011

Impressões femininas sobre Thor

Eu poderia escrever um texto desses sobre filmes bem melhores do que Thor vistos recentemente, como a trilogia das cores de Kieslowski, a obra-prima Era uma vez no Oeste ou até mesmo o guilty pleasure Centurião. Mas, o próprio Thor já oferece alguns momentos de prazer com culpa: torcer pelo Loki. E não é apenas pelo fato de o ator que personifica o travesso Deus nórdico ser uma graça por si só - o próprio personagem é, de longe, o mais interessante nesta boba adaptação das histórias em quadrinhos do futuro Vingador.

Não é de se estranhar que Kenneth Branagh tenha escalado o pouco conhecido Tom Hiddleston para um papel de destaque: o que o orçamento gasta com efeitos visuais e cachês de famosos, como Anthony Hopkins e Natalie Portman, economiza com protagonistas-revelação, tal qual Hiddleston e Chris Hemsworth, o Thor. Além do mais, Branagh conhecia muito bem o trabalho de Hiddleston, uma vez que já trabalhou com o ator na TV e no teatro. Daí, ficou realmente mais fácil: um ótimo ator e um diretor shakespeariano, ambos britânicos e colegas de trabalho.

Loki observa com desdém
Creio que Branagh deva ter se interessado pelo projeto muito mais pela carga dramática do roteiro do que pela ação em si. Hopkins e Hiddleston atuam como se estivessem num palco, encenando uma tragédia inglesa. Quando o australiano Hemsworth toma sua parte, dá vontade de pedir "ei Thor, dá uma licencinha. Volta pra Terra e desfrute do seu romancezinho sem sal com a Jane". Não que o protagonista seja um ator ruim, mas o herói é eclipsado pelo rebelde e intrigante irmão caçula (nota: Hiddleston é mais velho do que Hemsworth, apesar do jeito de moleque). E como não lembrar do filme O Máskara, no qual a máscara é o próprio Loki aprisionado? Esses detalhes acabaram pesando para que eu considerasse o vilão ainda mais "palpável".

Thor consegue impressionar Jane
Thor na Terra
Thor é exilado pelo pai e mandado à Terra, sem seus superpoderes. E é nesse planeta tão desinteressante que ele conhece a bela e inteligente Jane (Natalie Portman, linda de morrer), sua amiga Darcy (Kat Dennings, toda engraçadinha) e o professor Erik (Stellan Skarsgard, coadjuvante de luxo em Hollywood). Hemsworth acaba sendo usado como uma ferramenta para despertar pensamentos pecaminosos na plateia feminina, com seu corpão malhado descamisado em uma cena antológica (nota: o cara é tão grande que dá medo). No entanto, o melhor dessas cenas passadas na Terra são as referências ao universo dos Vingadores: menções a Hulk/ Bruce Banner, Homem de Ferro/ Tony Stark e o próprio Gavião Arqueiro numa ponta personificada pelo "até que enfim reconhecido" Jeremy Renner. Tudo isso serve como aquecimento para a superprodução dos heróis, que deve estrear em 2012 (nota: se der tempo). De resto, um pouco de ação, a sempre bem-vinda participação especial de Stan Lee, algumas piadinhas (a melhor é uma que faz referência a cosplays) e a vontade de pedir para cortarem logo as cenas para ver o que o Loki anda aprontando.

Papo calcinha
Meninos, eu sei que vocês ficam babando quando vêem uma Mulher-Gato e uma Viúva Negra de roupa colada, então eu também tenho o direito de expressar minha tietagem. Por mais australiano e bonitão que Hemsworth seja, Hiddleston é aquele que dá vontade de pegar no colo, mesmo porque é magrinho e deve ser bem mais leve. Um vilão que dá vontade de dizer "tá bom, eu te entendo, fizeram uma grande sacanagem com você e agora está revoltado" ou de torcer para que se dê bem. Afinal, se Thor é o músculo da história, Loki é o cérebro - e é mais interessante sair com o cara da biblioteca do que com o bombadão da academia.

Menino travesso x Herói arrogante

3 comentários:

Anônimo disse...

Que descrição engraçada : pegar no colo e dizer eu te entendo pq vc tá revoltado .ou cara da biblioteca .mas em fim eu assisto o thor pedindo as partes q aparecem o loki .

Anônimo disse...

concordo com vc otima descriçao ele é lindo

Anônimo disse...

Loki/Hiddleston é a perfeiçao...