sexta-feira, 24 de junho de 2011

Top 6 - Filmes lindos

Seis belos filmes que enchem os olhos com suas qualidade estéticas (fotografia, direção de arte, figurino...) e emocionam com uma narrativa cativante. Em ordem cronológica, este top 6 é inteiramente subjetivo.


Aurora (Sunrise: A Song Of Two Humans, 1927). Dir. F.W. Murnau.
Trata-se da primeira produção hollywoodiana do cineasta expressionista alemão. F. W. Murnau. A história de um homem cuja amor pela esposa reacende após desistir de um plano diabólico é adaptada de um conto de Hermann Sudermann. Imagens esteticamente impressionantes, como a do encontro entre o homem e a amante, somadas às sequências rodadas na cidade (totalmente construída para o filme) tornam este clássico da era silenciosa uma obra que todo cinéfilo deve assistir.


O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939). Dir. Victor Fleming.
Um dos melhores exemplos do uso de Technicolor (processo que tornava possível aos filmes serem coloridos), este adorável musical impressiona até os dias de hoje com sua direção de arte, figurinos e maquiagem espetaculares, além de efeitos especiais bastante avançados para a época. Baseado no livro de L. Frank Baum, o filme superou sua fonte de inspiração e se tornou uma das produções cinematográficas mais memoráveis de todos os tempos.


Cantando na Chuva (Singin' in the Rain, 1952). Dir. Stanley Donen, Gene Kelly.
Perfeitamente escrito, dirigido, atuado e coreografado, o melhor musical de todos os tempos tem a sequência musical mais famosa do cinema: Gene Kelly cantando e sapateando alegremente sob um toró. Felizmente, a película não se resume a isso: o momento de Broadway Melody é tão colorido e fantástico que costuma ser referido como "o filme dentro do filme" e tem a participação da estonteante Cyd Charisse e suas longas pernas. E como não se contagiar e sair cantarolando Moses, do número musical de Kelly e Donald O'Connor?


Imensidão Azul (Le Grand Bleu, 1988). Dir. Luc Besson
Esqueça tudo o que Luc Besson fez após O Profissional e se envolva por este drama fantástico sobre um mergulhador e sua paixão pela água. Filmado em lugares belíssimos, o filme mostra um homem deslocado na sociedade que só encontra a paz em meio aos seus iguais: os golfinhos. Do preto e branco ao colorido, Besson não perde o foco e consegue extrair o melhor de cada tomada, além de apostar em um humor agradável e num romance apaixonante.




O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain, 2001). Dir. Jean-Pierre Jeunet.
Audrey Tautou pode não ter se tornado um ícone, mas a principal personagem de sua carreira sim. Esta fantasia romântica de um dos principais realizadores do cinema contemporâneo encanta espectadores, não importando o sexo ou a idade, com uma história simples que impressiona pela maneira como é contada. Os cenários, a fotografia e a trilha sonora são um show à parte. 


O Brilho de uma Paixão (Bright Star, 2009). Dir. Jane Campion.
Diálogos, olhares, toques,  beijos. O romance entre o poeta inglês John Keats e a jovem Fanny Browne é retratado com muita sensibilidade pelas lentes de Jane Campion, que conta com o auxílio da fotografia magnífica de Greig Fraser, além de direção de arte e figurinos impecáveis que ajudam a captar a essência romântica do início do século XIX. Os protagonistas interpretados por Abbie Cornish e Ben Whishaw são simplesmente cativantes.

Um comentário:

Alexandre disse...

Passei na locadora e esse final de semana vai rolar: "Bravura Indômita", "O Garoto de Liverpool" e "Comer, Rezar, Amar" aqui em casa. Esse último pedido da minha mãe. rs