domingo, 17 de julho de 2011

Impressões femininas sobre Band of Brothers

Sabe aquele livro/filme/seriado/álbum que todo mundo comentou muito quando foi lançado, você se interessou, porém não teve a oportunidade de ler/assistir/ouvir na época? Daí o tempo vai passando e acaba se esquecendo, até que alguém comenta e, subitamente, você mergulha naquilo. Isso já aconteceu várias vezes comigo - e a minissérie Band of Brothers é o exemplo mais recente.
Exibida em 2001 pela HBO, essa obra-prima televisiva tem produção de Tom Hanks e Steven Spielberg, por isso quaisquer semelhanças com O Resgate do Soldado Ryan estão longe de ser mera coincidência. A minissérie de dez capítulos conta a história da Easy Company na Segunda Guerra Mundial, desde os treinamentos antes da partida rumo à  Europa até o final da guerra. Se o maior mérito de O Resgate do Soldado Ryan é a impressionante sequência do desembarque das tropas na Normandia, norte da França, naquele que ficou conhecido como Dia D, em Band of Brothers o fator psicológico e a maneira como mostra o relacionamento entre os soldados, como irmãos mesmo, emociona e faz refletir.

Mais uma batalha no front
Tiros, sangue e lágrimas
Cada episódio conta com a participação dos verdadeiros combatentes, que relatam diversos aspectos da guerra, sobretudo o lado humano dos soldados e as dificuldades. Sem serem identificados (apenas no último episódio se descobre quem são), eles expressam em palavras toda a emoção de reviver lembranças de um período que marcou a vida de cada um deles. 
Claro, por se tratar de uma produção norte-americana, a visão é a dos aliados e há patriotismo. No entanto, Band of Brothers acerta justamente por não focar apenas no heroísmo e apresentar as dificuldades, burocracias e até o descaso em relação aos próprios soldados. Um exemplo é o episódio no qual o enfermeiro da Easy Company é o narrador: ele é a pessoa que mais sente na pele o horror e os empecilhos à difícil tarefa de tentar de salvar vidas.

O homem, o mito
Personagem central
A figura mais emblemática da Easy Company foi o Tenente Dick Winters (falecido no início de 2011). Interpretado pelo ótimo Damian Lewis, ele não foi apenas o cérebro de sua companhia, mas um homem capaz de manter os soldados unidos e valorizá-los, apesar de todas as dificuldades (medo, frio, fome, dor...). Por isso, não é à toa que ele seja a figura central da obra e tenha cultivado tantos fãs e admiradores. Aliás, antes mesmo da partida da Easy Company para a Europa, Winters já inspirava a confiança dos jovens combatentes.

Ainda não decidi quem é mais pegável
Homens de uniforme
Filmes de guerra costumam ser associados ao público masculino. Devem achar que mulher só gosta de filme adocicado - doce engano. Guerra é um "evento" que marca a vida de todos os envolvidos, não importa sexo ou idade. Agora, tratando-se de uma obra para cinema/televisão, minha abordagem vai além para justificar o interesse feminino por algo como Band of Brothers: homens de uniforme. E o melhor: homens (muito) bonitos de uniforme. Basta dar uma olhada na imagem ao lado, com os principais protagonistas, interpretados por Ron Livingston e Damian Lewis.

Fuck yeah Fassbender de uniforme!
"Eu te conheço de algum lugar"
Apesar de assistir a uma série dez anos depois reservar fatos chatos, como não ter ninguém para dizer algo como "você viu que episódio espetacular o de ontem?!" e comentar detalhes, é curioso para reconhecer coadjuvantes que hoje estão com a carreira consolidada. Por um lado, David Schwimmer já era um astro em Friends; Donnie Wahlberg fez carreira no New Kids On The Block e tinha participado de O Sexto Sentido; Ron Livingston foi o protagonista do cult Como Enlouquecer Seu Chefe. Por outro, os coadjuvantes Michael Fassbender (X-Men: First Class), Tom Hardy (A Origem) e James McAvoy (Desejo e Reparação) se tornaram astros anos depois de participar da minissérie. Além deles, Kirk Acevedo (série Fringe), Simon Pegg (Star Trek), Stephen Graham (série Boardwalk Empire) e Colin Hanks (filho do Tom) também marcam presença.

Eu tinha que colocar uma
 foto do Matthew Settle
Os outros
E as impressões femininas sobre Band of Brothers não param por aí. Alguns outros belos exemplares do gênero masculino na minha humilde opinião: Matthew Settle (Capitão Ronald Speirs - foto ao lado); Eion Bailey (Soldado David Webster); Rick Gomez (Sargento George Luz) e Shane Taylor (Cabo Eugene Roe).




Um comentário:

Isadora disse...

assisti Band of Brothers num passado longínquo, e a única coisa que me lembro era de um soldado ruivo que me deixava bem afim de me alistar.
desde que lançaram a série, estou doidinha pra rever, mas sempre adio.
dai vc vem, escreve esse texto e usa duas palavras: Fassbender. Farda.

vou lá morrer de assistir e já já eu volto! :P