sábado, 10 de setembro de 2011

Cervejeira principiante

Quem diria. Há alguns anos eu detestava cerveja. Só bebia Malzbier, chopp escuro e olhe lá. Preferia uma saquerinha de kiwi ou uma caipiroska de morango. Quando o bar oferecia mais opção, ia de Alexander, Cosmopolitan ou White Russian. Porém, há mais de um ano - não lembro exatamente quando -, resolvi provar uma cerveja diferente recomendada pelo garçom. Ele comentou que era de uma cervejaria de Ribeirão Preto chamada Colorado e era bem diferente do que havia no mercado. E aí conheci a Appia e me apaixonei.
Aos poucos, descobri que não detestava cerveja: não gostava era de cerveja ruim, dessas que mais parecem água gaseificada com malte e lúpulo. Meu conhecimento parco ganhou uma incrementada durante a minha viagem à Nova Zelândia, quando me arrisquei a beber algumas stouts com o pessoal (foram em quatro ocasiões). Mas o verdadeiro desafio surgiu quando descobri que faria parte da equipe de um guia impresso totalmente dedicado à bebida. E eu não poderia fazer feio: tratei de me informar mais sobre cervejas e de arriscar algumas encontradas pelas prateleiras do supermercado. 
Não me considero uma conhecedora da cultura cervejeira - longe de ser, aliás -, mas uma recém-entusiasta que já pode dizer que provou uma quantidade razoável da qual dá para escolher suas favoritas. Além da Appia, gosto muito da Guinness e sua espuma incrivelmente cremosa. Das mais populares, vou de Stella Artois - superior à Heineken. A Original vai bem na mesa de bar, bem como a Bohemia. A Eisenbahn tem rótulos ótimos, como Rauchbier e Kölsch, enquanto a Franziskaner Dunkel é um primor. A Amazon Beer Forest Bacuri é a típica cerveja feminina para quem quer algo leve e adocicado, enquanto a Wäls Trippel quase me derrubou (apesar de excelente, o nível alcoólico é de 9%!). A Christoffel Robertus é outra que vale muito a pena experimentar. Outras mais simples, mas boas, são a Birra Moretti e a Estrella Galicia.
Então, se um dia quiser degustar umas cervejas num bar, com um bom papo (cof cof), saiba que aqui tem uma jornalista curiosa para experimentar coisas diferentes, sempre disposta a se apaixonar por um novo sabor.