terça-feira, 1 de novembro de 2011

Citando Sr. Königsberg*

"Tenho uma visão muito realista de mim mesmo. Algumas pessoas acham que é humildade excessiva, ou até mesmo falsa modéstia, quando digo que nunca fiz um grande filme. Quando eu dramatizo minhas observações da vida, dizem que é cinismo. Mas não é nada disso, em nenhum dos casos. Estou dizendo a verdade. Não me vejo como um artista. Eu me vejo como um cineasta trabalhado, que escolheu seguir no rumo de trabalhar o tempo todo em vez de fazer dos meus filmes algum evento especial do tapete vermelho de três em três anos. Não sou cínico, e estou longe de ser um artista. Sou um sortudo viciado em trabalho."

Woody Allen em entrevista a Eric Lax em janeiro de 2000 (LAX, Eric. Conversas com Woody Allen: seus filmes, o cinema e a filmagem. Trad. José Rubens Siqueira. 2ª ed. São Paulo: Cosac Naify, 2009)

*O nome verdadeiro de Woody Allen é Allan Stewart Königsberg. Se aqui ele fala como um trabalhador, e não um artista, nada mais adequado do que intitular o post com seu sobrenome de nascimento.

Um comentário:

Isadora disse...

vou filmar "quero ser mrs. konigsberg". te amo, woody <3