sábado, 28 de abril de 2012

Minhas férias - Parte 3

Além de conhecer o Rio de Janeiro, eu queria visitar alguma outra cidade praiana do Estado - afinal, já tinha visitado Paraty e gostado bastante de lá. A escolhida foi Búzios, que fica a quase 3 horas de distância. Depois de quatro dias no Rio, foi a vez de pegar a estrada novamente - de ônibus, claro - e seguir para Armação de Búzios. Já tinha reservado uma vaga num hostel de lá. Não que eu quisesse ficar em hostel de novo, mas é missão impossível conseguir quarto para uma pessoa em hotéis ou pousadas que não seja um absurdo de caro a diária. E eu queria um espaço só para mim, mas fazer o quê... até que o quarto não era ruim, só quatro camas e só para mulheres (fujo de quartos mistos, preferiria gastar mais numa pousada e ficar menos tempo na cidade).
Mas o bom de hostel é que as pessoas são mais abertas a conversar e fazer amizade. Foi assim nos hostels que fiquei em Paraty, Wellington, Auckland e agora em Búzios. Tinha duas moças peruanas e a gente acabou fazendo os passeios juntas. 
Búzios é uma cidade com duas faces: no centro, na região a famosa Rua das Pedras, tem desde lojas de grife e restaurantes requintados e lugares mais simples e lojas com preços, digamos, competitivos. Tinha bastante latino-americanos quando fui - acho que os europeus aproveitam mais a alta temporada -, principalmente famílias com crianças. Algo, aliás, que faz com que seja mais agradável e tranquila.
De praia da cidade, só conheci mesmo Geribá. Eu me perdi tentando chegar na mais próxima do hostel e fui parar lá. Mas até que foi bom, apesar de ter andado muito e parado umas seis vezes para pedir informação para chegar e para voltar. Sim, eu sou capaz de me perder com mapa em mãos! Disseram que essa praia é melhor do que a outra que estava procurando - água mais clara e menos fria.
Eu não poderia deixar de fazer o passeio de barco por Arraial do Cabo e Cabo Frio, ainda mais depois de recomendarem tanto. Arraial é linda, tem praias maravilhosas, de água transparente e areia bem branquinha. Fiquei maravilhada, apesar de não fazer mergulho. Dá até para ver peixinhos na parte rasa!
Em Búzios, também fiz passeio de barco, mas tinha chovido e falaram que a água estava gelada. Imagina se pulei no mar para nadar! Mas vi uma tartaruga grande perto do barco, quando este parou. 
No final das contas, viajar é bom - mas cansa. Fiquei com saudades da minha cama e de dormir bem à noite - o calor dessas cidades do Rio e, pior ainda, da capital, é infernal. E dos treze dias de férias, passei doze viajando. Aí sim!


Nenhum comentário: