terça-feira, 12 de junho de 2012

Notas cinematográficas

Repulsa ao sexo: Excelente suspense psicológico de Roman Polanski com a linda e talentosa Catherine Deneuve.  É um filme envolvente e tenso, porém a direção sutil (que lembra a maneira como diretor conduziu o clássico O bebê de Rosemary) faz toda a diferença. Dá para comparar com Cisne Negro, com a diferença de que tudo neste é melhor.

PU-239: Uma boa ideia e um bom elenco desperdiçados. A história do engenheiro de uma usina nuclear russa, contaminado com material radioativo após prevenir um acidente, é angustiante. Mas as subtramas paralelas estragam o filme. Sem contar que colocar atores falando inglês com sotaque russo é tão anos 1980...

Carne Trêmula: Drama imperdível de Pedro Almodóvar com boa história e enredo, sem contar as atuações. De 1997, parece que foi esquecido, se comparado a outros filmes do diretor espanhol. Mas para ser sincera, gostei mais desse do que do ovacionado Fale Com Ela.

Gangues de Nova York: Bom filme de Martin Scorsese que reconstrói a Nova York do século 18 de maneira impecável. Porém, senti falta de um "herói" que pudesse contrabalancear a presença do vilanesco "Açougueiro" (o excelente Daniel Day-Lewis), que quase consegue fazer com que se torça por ele. Por este filme, dá para notar que Leonardo DiCaprio evoluiu muito como ator.

Jonah Hex: Terrível, é uma bagunça completa. Parece um As Loucas Aventuras de James West que se leva mais a sério do que deveria. E é triste afirmar isso, mas nem o Fassbender salva - tão pouco o geralmente ótimo John Malkovich e o bom Josh Brolin.

Como eu festejei o fim do mundo: Drama romeno que não conseguiu me envolver com a história de uma jovem mandada ao reformatório após assumir a culpa de um busto quebrado do então ditador Nicolae Ceaucescu. Mas vale para admiradores da cultura do leste europeu e para quem quer saber mais sobre a história da Romênia.

A fonte das mulheres: Gosto bastante do diretor e roteirista franco-romeno Radu Mihaileanu. Este é seu mais recente filme, que fala sobre a luta de um grupo mulheres de um vilarejo no norte de África pelos direitos femininos. Detalhe: o islamismo se impõe como um entrave e elas decidem entrar em greve de sexo para terem seus desejos atendidos.

Larry Crowne: Comédia romântica apagada dirigida e co-escrita por Tom Hanks. É um tipo de filme bem leve - até demais! - e esquecível. Mas colocar Tom Petty na trilha foi uma boa decisão.

Entre Segredos e Mentiras: Suspense dispensável, desses que deveria passar só no Supercine. O enredo é fraco, apesar do potencial da história, e Ryan Gosling psicopata num personagem mal construído não convence.

Micmacs - Um plano complicado: Filme quase esquecido de Jean-Pierre Jeunet (o pai de Amélie Poulain), mas com um visual tão incrível como o de todos os outros filmes do cineasta. A história fica um pouco de lado, mas cenografia, fotografia e direção são um deleite.

Nenhum comentário: