segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A melhor sitcom dos anos 1990 - que (quase) ninguém viu

O título deste post é sensacionalista, admito. Afinal, estou a quilômetros de ser uma expert em séries de TV - ainda mais da década de 1990. Mas uma coisa posso afirmar: NewsRadio (1995-1999) foi a melhor sitcom subestimada da sua época. Depois de uma minimaratona, aliás longe de ser cansativa, dos boxes que tenho em casa (temporadas 1, 2 e 3), fica ainda mais difícil assistir a um programa como Friends (nada contra a história dos seis amigos que vivem no mesmo apartamento *bocejo*, é até benfeitinha).
NewsRadio não tinha a mesma genialidade de Seinfeld, mas um roteiro apurado e piadas sarcásticas "pau a pau" com as proferidas por Jerry Seinfeld - que já participou de um episódio como ele mesmo. E o elenco era magistral. Por exemplo, Dave Foley, que tira proveito da aparência física "infantilizada" como o adorável editor de notícias (nota: é seu melhor papel desde Kids in the Hall). Andy Dick, que nunca mais fez nada que prestasse, empresta humor ingênuo e físico como o weirdo do grupo. Joe Rogan, que agora é comentarista de UFC, se saía bem como o eletricista faz-tudo. A sumida Vicki Lewis tinha um timing incomparável a qualquer mocinha de Friends - OK, talvez a Lisa Kudrow. Maura Tierney transformou uma jornalista convencida e sem sal em alguém que detestamos admitir merecer sucesso. Khandi Alexander, por outro lado, era subaproveitada.
Mas falar de NewsRadio e não mencionar Stephen Root e Phil Hartman é um sacrilégio. O primeiro chegou a estrelar filmes dos irmãos Coen (Matadores de velhinhas e Onde os fracos não têm vez), enquanto o segundo esteve na série até a quarta temporada, quando sua vida foi interrompida por um acontecimento trágico. Esses atores e seus respectivos personagens davam a liga para o movimentado cotidiano da rádio de notícias, sempre surpreendendo - com a ajuda dos roteiristas, claro.
É estranho sentir essa espécie de nostalgia quando só conheci a série há apenas alguns anos - e comprei os boxes num saldão e ainda faltam as duas últimas temporadas. Não sei se é porque sou jornalista e me identifico muito com várias sátiras, mas sempre sinto uma pontada solitária ao comentar esse seriado e elogiá-lo. Rio sozinha em frente a tevê e tenho compulsão em dar play em todos os episódios do DVD, até terminar e precisar levantar para trocar o disco. 

Obs.: Enquanto pesquisava uma imagem para incluir no post, encontrei um texto em inglês afirmando o mesmo que eu: NewsRadio é a série mais subestimada dos anos 1990. Nem preciso dizer que me senti feliz por não ser a única NewsRadio geek do planeta.


NewsRadio: apesar de ser brilhante, pouca gente viu - e quase ninguém lembra

Nenhum comentário: