domingo, 17 de agosto de 2014

Sobre meios e fins

"Por que?", indagou-se.

Procuramos respostas para tudo. Para atitudes, perguntas, acontecimentos, sentimentos. A busca é incessante, pois respostas são necessárias. Na maioria das vezes as temos, mas nem sempre queremos compartilhá-las.
Frequentemente, questionamos o caráter dos outros, mas poucas vezes refletimos sobre o nosso. Dizemos coisas sem pensar, magoamos e seguimos em frente. Não acredito no perdão. Pedi-lo denota humildade e reconhecimento do erro, mas aceitá-lo significa mais para quem o pede do que para quem perdoa.

O peito dói como se uma lâmina gelada o atravessasse. É uma dor causada mais pelos meios do que pelo fim. Enquanto bondade e maldade tentam conviver pacificamente dentro de nós, vez ou outra uma delas se exaspera. E a maldade, assim como a bondade, age sem enxergar quem atinge. Porém, ela dilacera o alvo, arrebata-o. Comprime seus pulmões, atinge sua cabeça. 

Não há o que fazer. Os erros levam ao fim. A dor é maior pelo caminho percorrido para se chegar a ele. Não há justificativas ou perdões; aconteceu, passou.

Por isso, não peço desculpa nem perdão. Espero, apenas, que o mal causado se extingua como a chama agonizante da paixão.

Nenhum comentário: