terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Notas cinematográficas

Homens, Mulheres & Filhos: Não sou fã de Jason Reitman (considero Juno e Amor Sem Escalas bons, mas superestimados). Havia visto o trailer deste filme e achei a maior baboseira. Só fui assisti-lo porque o outro que veria foi cancelado e eu não queria perder a "viagem". É um dramalhão com histórias parecidas que se cruzam, personagens mal desenvolvidos e uma lição de moral no final. Enfim, vai para a lista dos esquecíveis.

Bushido Sixteen: Drama juvenil japonês, com pitadas de humor, sobre duas garotas praticantes de kendo, sendo que uma é obcecada por vencer e a outra não faz ideia de porque insiste na arte marcial, já que não se dedica e tem até medo. As incongruências me incomodaram bastante, mas é interessante um filme estrangeiro que aborde um tema desconhecido do grande público.

Memories: O problema de filmes formados por segmentos diferentes, como contos, é que raramente todos são muito bons - proeza que Relatos Selvagens consegue cumprir. Esta coletânea de três animações japonesas sofre do mesmo mal, embora nenhuma história seja ruim. Porém, Stink Bomb é tão mais envolvente que as outras (Magnetic Rose também é interessante, mas começa melhor do que termina). Não me surpreende, entretanto, que a história de que menos gostei seja do mesmo diretor de Akira e Steamboy

Nausicaa - A Princesa do Vale dos Ventos: Bela animação do mestre Hayao Miyazaki, um dos primeiros longas que ele dirigiu. O contexto em que foi lançado (década de 1980) torna seu tema ainda mais impactante: a Terra pós-apocalíptica, com desastres ecológicos e grupos de habitantes disputando o poder. As referências são inteligentes e o filme impressiona também pela maneira adulta como algumas sequências são tratadas.

O Abutre: O ótimo enredo e a construção do protagonista fazem deste filme um dos meus favoritos de 2014. Apesar de a abordagem não ser nenhuma novidade para um jornalista - debates mais contundentes já foram feitos em outros filmes -, a narrativa compensa alguns clichês "preguiçosos", sendo a inserção da ação um ponto surpreendentemente positivo. 

O Segurança Fora de Controle: Seth Rogen está longe de ser meu ator cômico favorito, mas de vez em quando ele acerta, como neste filme (que também não é uma grande comédia). Ele interpreta um dedicado segurança de shopping, que precisa lidar com um tarado exibicionista e tem o sonho de se tornar policial. O problema é que, apesar das qualidades, ele é bipolar e um tanto maluco.

As Aventuras de Peabody e Sherman: Simpática animação da DreamWorks que traz um cão superinteligente e seu filho adotivo humano que viajam no tempo em uma máquina. Embora pudesse ser mais divertida, ainda assim consegue ser melhor do que grande parte das animações americanas lançadas nos últimos anos.

Nenhum comentário: