quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O presente que (quase) sumiu

Antes de ir à minha consulta, resolvi aproveitar o tempo - e a proximidade a uma loja de vinhos - para comprar um presente de aniversário para o meu pai. Assim que saí da loja, caiu um chuvão. Eu precisaria andar ainda uns 10 minutos para chegar ao consultório, com a garrafa embalada apenas numa caixa (não tinha sacola plástica).
A embalagem do presente ficou molhada, mas sobreviveu. Depois, resolvi aproveitar novamente o tempo que tinha para ir ao cinema. Desta vez, sem chuva. Comprei o ingresso, fui comer alguma coisa e entrei na sala para a sessão. No meio do filme (que era meio chato, eu me distraía facilmente e quase deitava na poltrona), lembrei que a caixa não estava comigo. Fiquei torcendo para que o filme chato acabasse logo para encontrá-la.
Só tinha duas alternativas de onde teria deixado a caixa de vinho: perto de onde sentei para comer, no espaço do cinema, ou no lugar onde comprei meu pastel. Quando o filme terminou, verifiquei na bilheteria se estava entre os achados e perdidos. Não estava. Peguei outra chuvona, desta vez para ir até onde comprei o pastel. Ninguém viu nada. Voltei para o cinema e insisti, perguntando até para o moço da sala onde vi o filme se os achados e perdidos eram levados somente à bilheteria. Sim, isso mesmo.
Quando estava começando a desanimar, pensando que não existe gente honesta neste país, lembrei que sentei por um momento perto da cafeteria do cinema para arrumar minha bolsa e deixei a caixa em cima da mesa. De lá, saí para comer. Reconstruí meus passos. Perguntei à atendente da cafeteria "se eu esquecer algo em cima da mesa, vocês guardam aí?". Ela respondeu que às vezes sim, e questionou o que seria. "Ah, uma caixa de vinho". Abaixou no balcão e... voilà! Lá estava o presente de meu pai.
Na minha cabeça, pareceu uma história de reviravolta: Perde, procura, não acha, pergunta, volta, desanima, relembra, insiste, pergunta de novo e encontra. Peguei outra chuva para voltar para casa, mas ela nem foi ruim assim depois de tudo o que aconteceu.

Obs. 1: O cinema em questão é o Caixa Belas Artes.
Obs. 2: O filme chato, para quem quiser evitar, é O Crítico.

Nenhum comentário: