quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Lulu? Só a do gibi.

Vamos lá: não uso e nem pretendo usar um tal aplicativo chamado Lulu (saiba mais aqui). Não julgo quem curte esse tipo de coisa, mas acho que rankear homens e rotulá-los é se igualar a eles - digo, ao grupo de homens que faz justamente isso com as mulheres.
Uma coisa é aquela conversa de bar divertida em uma happy hour, onde coisas são ditas pela diversão e muitas vezes esquecidas antes do dia seguinte. Agora, tornar pública uma opinião anonimamente, que pode denegrir alguém, parece mais uma vingancinha ou coisa de quem não tem o que fazer (ou ambos). Para não dizer covarde, já que não quer mostrar a cara ao dar a própria opinião.
As hashtags do aplicativo e os comentários sugeridos pelo mesmo criam o tom de descontração e piada pronta, mas duvido que as usuárias não ficariam putas se vissem seu perfil do Facebook vinculado a algo do tipo. É hipócrita celebrar o "feminismo" com uma estupidez dessas. Pois, quais conquistas uma mulher que usa um app desses conseguirá? Só se for o êxito de se igualar a homens fúteis e superficiais. 
Sim, sou adepta da máxima "não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você". Acho desrespeitoso e sem graça avaliar alguém por suas "proezas sexuais" ou aparência. E antes que digam "você não tem moral de escrever sobre algo que sequer usou para saber como funciona", respondo o seguinte: imbecilidade não precisa ser testada para ser atestada.

Atualizando: este texto é mais ou menos como penso. Merece ser lido - senão eu não estaria indicando ;)

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Transcorrer

A caixa comprimia o pequeno músculo, que agia lentamente e dolorosamente. A dificuldade em respirar a forçava a lançar um suspiro, que expirava com pouco efeito. Nada ao redor a inspirava. Tudo havia se tornado apático e cinzento. Eram obrigações que precisavam ser cumpridas, quilômetros que precisavam ser percorridos, textos que precisavam ser escritos e vozes que precisavam ser ouvidas. 
O bater lento do músculo remetia à vontade de esvanecer. Em um segundo, deixar tudo. Mas os dias se seguiam conforme o sol surgia desbotando o céu azul. A cabeça esvaziava os pensamentos e o corpo se desfazia de emoções e sentimentos. Rememorou Sylvia Plath e guardou consigo a identificação. Nada esperava, pois não havia mais o que esperar. Apenas registrou para a posteridade.

domingo, 3 de novembro de 2013

Desafio dos 200 filmes - parte 6

26) Um filme que lembra a sua família: Um Homem de Família (The Family Man, 2000)
Eu lembro de quando fomos ao cinema juntos para ver esse filme. E ainda por cima é bem família.


27) Um péssimo filme: Tudo para Ficar com Ele (The Sweetest Thing, 2002)
É tão ruim, mas tão ruim, que eu nunca quis saber como termina.


28) Um excelente musical: Cantando na Chuva (Singin' in the Rain, 1952)
Não é apenas o meu musical favorito como também é o meu filme preferido.


29) Um filme baseado em um jogo: Os 7 Suspeitos (Clue, 1985)
Baseado no jogo Clue/Detetive.


30) Um filme que você não entendeu ou teve dificuldade de entender: Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive, 2001)
Difícil de entender, mas depois que você entende - e lê várias boas críticas sobre ele - é sensacional.


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Da série...

... Se eu fosse groupie


Matt Vasquez

sábado, 26 de outubro de 2013

O último/A última...

... filme visto: Perfume, a história de um assassino
... filme visto no cinema: Gravidade
... episódio de série visto: S02E05 de The Mindy Project
... música escutada: Howling for you, do Black Keys
... comprinha de mulher: vestido e saia
... ataque de gulodice: rodízio de temaki
... comidinha boa degustada: crepe do Amorim Chéri
... cerveja degustada: Camila Camila, da Bamberg
... visita ao hospital: há 2 dias
... constatação: não aguento mais ficar doente

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mindy e seu projeto

Mindy Lahiri. Poucos irão se familiarizar com o nome de uma de minhas protagonistas de série favoritas. A ginecologista com complexo de Bridget Jones é criação da comediante Mindy Kaling, que ganhou holofotes ao se tornar a única roteirista mulher de The Office. E como muitos sabem, é um tanto raro uma roteirista ter a chance de demonstrar seu talento, embora atualmente o cenário esteja se tornando cada vez mais favorável às mulheres.
Mindy - a mulher e a personagem - tem um estilo desbocado, mas romântico. É uma balzaquiana capaz de colocar Carrie Bradshaw no chinelo. Por que? Ela simplesmente se aproxima mais da realidade do que a jornalista superficial de Sex and the City. Claro que Mindy Lahiri também tem seu lado superficial, mas ele é explorado de maneira cômica, e não como um estilo de vida glamouroso em Manhattan.
Com diálogos e tiradas afiados - afinal, em que outro seriado você veria um pastor luterano citar The Black Keys num sermão? -, The Mindy Project é para mulheres. Os personagens masculinos (os bonitões Chris Messina e Ed Weeks) também exercem importante papel, e não apenas de interesse romântico ou cafajeste. Porém, até Mindy encontrar seu par perfeito, temos a oportunidade de ver um desfile de participações especiais na tela: Seth Meyers, Ed Helms, Bill Hader, B.J. Novak, Seth Rogen... e Mark Duplass, que ilumina o programa em inúmeros episódios.
Sem a pretensão de ser inovadora ou um recorde de audiência, a série simplesmente aposta no humor, ora inteligente, ora pastelão. Faz observações quase seinfeldianas do cotidiano feminino, com suas decepções e prazeres, conquistas e derrotas, receios e expectativas. E em um momento no qual Parks and Recreation tenta recuperar o fôlego, Mindy pode se tornar a nova guru da comédia. Bem, como as imagens abaixo mostram, não lhe falta potencial.


domingo, 20 de outubro de 2013

Desafio dos 200 filmes - parte 5

21) Algum filme que te faça rir: Diabo A Quatro (Duck Soup, 1933)
É tiro e queda!


22) Um filme bom com um final péssimo: Identidade Paranormal (Shelter, 2010)
Se o final é péssimo, significa que o filme está longe de ser bom. Mas escolhi um que começa bem melhor do que termina.


23) Um filme que você gostou mas tem vergonha de falar: Hot Rod - Loucos Sobre Rodas (Hot Rod, 2007)
Guilty pleasure.


24) Um filme que te dá medo: O Exorcista (The Exorcist, 1977)
Insuperável.


25) Um curta-metragem: Le Queloune (2008)
História de um palhaço zumbi. É um dos meus favoritos, com o sempre memorável Dominique Pinon.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

No escurinho do cinema

Na fila da bilheteria, eu me preparo para falar com a atendente e dizer o nome do filme e a sessão. Na minha vez, mostro minha carteirinha e escolho meu lugar. Aguardo alguns minutos para entrar na sala, abastecida com guloseimas. Quando chega o momento, entro e me acomodo na poltrona, esperando as luzes se apagarem e abrindo o pacote de salgadinhos. É aconchegante estar ali, com meus pensamentos e expectativas. Os olhos vidrados na tela e os sentidos atentos: apenas eu e o filme.
É uma necessidade que tenho de vez em quando: ir ao cinema sozinha, principalmente no meio da semana - se for dia normal, à noite. Não é um programa para ser feito sempre, mas quando quero, traz um certo aconchego. Um salgadinho no colo e um chocolate na mão... perfeito.
Durante o filme, entro na história e desvendo segredos. Surpreendo-me com alguma reviravolta ou a acompanho aborrecida. Se não gosto, esboço levantar da poltrona e ir embora, mas me seguro até o final, olhando no relógio a cada minuto. Suspiro com alguma cena e sinto meus olhos brilharem. 
Ao final, acabaram os salgadinhos e o chocolate, mas ainda resta um pouco de água na garrafa. Espero os créditos finais enquanto minha consciência remexe e meus pensamentos pululam sobre o que acabou de ser visto. Silenciosamente, retiro-me da sala, enquanto os auxiliares de limpeza aparecem para deixá-la em ordem para a próxima sessão.
No caminho, penso no que vi e rascunho opiniões. A brisa da noite move alguns fios de cabelo enquanto ando apressadamente. Os olhos parecem cansados, mas estão apenas se acostumando com as luzes urbanas que refletem. Dirijo-me ao metrô e aguardo o próximo trem, que traz consigo um letreiro: "Fim".  

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Ah, Saleh Bakri...

Eu o conheci graças a O Que Resta do Tempo, fantástica comédia dramática palestina que assisti na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2009. Foi amor à primeira vista. Uns dois anos depois, conferi A Banda, e quem estava lá? O mesmo moço de olhos verdes e sorriso cativante: Saleh Bakri.
Não demorou para eu procurar outros filmes com ele e encontrar O Sal Desse Mar e A Fonte das Mulheres, sendo este último de um dos diretores que mais admiro na atualidade, Radu Mihaileanu. E o nome árabe do ator não saiu mais da minha cabeça.
Quando soube que estava estreando um filme com Bakri, pensei apenas "preciso conferir". Mal li a sinopse, queria surpresa. E Salvo é um bom filme, embora lhe careça algumas qualidades que me fizeram encantar por O Que Resta do Tempo e A Banda. O filme é italiano e seu personagem (o protagonista) tem poucas falas. Diria que o papel caiu como uma luva, já que ele tem um olhar bastante expressivo - e duvido que seu italiano seja bom o bastante para fazer um filme todo no idioma. 
A película pode não ter sido tão marcante, mas a presença de Bakri deu um toque a mais ao filme - que tem uma escolha técnica que não poderia ser diferente: dispensar a trilha sonora (com exceção de uma canção, que toca "dentro" das cenas) e fazer uso massivo de sons ambientes. 
O silêncio de Bakri, o close em seus olhos e o mundo acontecendo ao seu redor. Como um conto lírico que um de meus alter-egos protagonizaria. Sem a violência, mas com a melancolia das incertezas da vida. Ah, Saleh Bakri...



sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ídolos

Esses dias estava pensando: meus ídolos da adolescência ainda são os mesmos desta fase, digamos, adulta? Não falo especificamente dos atores e cantores/bandas que decoravam minha parede em pôsteres, mas daquelas personalidades pelas quais tinha admiração ou simplesmente gostava muito dos trabalhos.
Para começar, meu primeiro ídolo cinematográfico foi Tom Hanks. Eu tinha uns 9 anos quando apaixonei-me por ele, queria ver todos os filmes de sua filmografia. Mas meus favoritos, com certeza, eram Sintonia de Amor e Forrest Gump - aliás, tenho um carinho muito grande pelo primeiro. Depois veio Jim Carrey. Nossa, eu tinha até uma pasta com recortes de jornal e revista sobre ele. Daí eu curti o Chris O'Donnell - mais pelo fato de ele ser lindo do que bom ator. Matt Damon veio a seguir: na época em que toda menininha gostava de Leonardo DiCaprio e Brad Pitt, eu gostava mais de "cérebro".
Hoje eu posso resumir meu astro-ídolo na persona de Michael Fassbender. Se ele fosse só um rosto (e o resto) bonito, nem o consideraria tanto. Mas depois de ver 14 filmes, acho que já dá para dizer que sou um pouquinho fanática por ele. 

Da fase musical, era só Oasis, Liam Gallagher e Noel Gallagher. Hoje, eu ainda adoro o último. Sua língua afiada durante entrevistas me diverte. Suas músicas atuais remetem às melhores canções do Oasis, especificamente aqueles lados B maravilhosos da coletânea The Masterplan - não é à toa que ele adore mesclar as duas fases nos shows.
Daí eu fui diversificando meu ouvido e tive a fase Travis (ou "menininha ultra-romântica que suspira toda vez que escuta a voz do Fran Healy"), Josh Ritter (ainda o considero um dos melhores cantores e compositores folk da atualidade) e The Black Keys (nem comento porque basta eles lançarem um álbum novo para eu ficar viciada de novo). Bruce Springsteen entrou de vez para o meu rol de pessoas incríveis que tive a oportunidade de ver ao vivo.

Ainda tenho meus autores favoritos - sim, aqueles que me inspiram na linguagem literária, meus musos-escritores. Os contos de Paris é uma Festa, de Hemingway, mexeram comigo na adolescência e vez ou outra recordo algum trecho marcante. Luis Fernando Verissimo tem aquela verve de humor que já tentei emular, mas é impossível ser como ele. 
Da fase pós-ensino médio, Milton Hatoum é a minha herança universitária, já que o descobri graças à faculdade (aliás, um dos melhores escritores que já li - foram só três livros, mas ainda pretendo prosseguir com suas obras). Só um livro de F. Scott Fitzgerald bastou. Poderia citar também Guy de Maupassant e, é claro, o cronista extraordinário Rubem Braga. 

E daí, claro, tenho meus cineastas/roteiristas favoritos. Irmãos Coen, Woody Allen e Billy Wilder no topo. Todos expressam um certo amadurecimento cultural de minha parte, quando diversifiquei meu gosto cinematográfico em busca de novas experiências - OK, irmãos Coen sempre estiveram na minha lista de favoritos, mas depois de assistir a Ajuste Final e Gosto de Sangue, passei a fazer reverência a eles. 
Poderia passar horas falando de meus ídolos do cinema clássico (atores e diretores), mas seria repetitiva porque já falei deles várias outras vezes por aqui (Marx Brothes, Buster Keaton, Charlie Chaplin, William Holden, James Stewart, Gene Kelly e (sim!) Dustin Hoffman).

*Para não dizer que isso é um "clube do Bolinha", da próxima eu cito minhas "ídolas" e divas.