terça-feira, 19 de agosto de 2008

Idiota sim, e daí?

“(…) é perfeitamente legítimo não votar, não discutir, não se interessar; é perfeitamente legítimo valorizar a vida privada acima de todas as outras; é perfeitamente legítimo repudiar a cidade e os seus representantes pela valorização de qualquer outra forma de existência. A liberdade pessoal não se define pelo destino que damos às nossas ações; ela começa por ser um espaço nosso, em que não existe a interferência intencional de terceiros. Um espaço no qual agimos, ou não agimos, como queremos e entendemos. (…) Os gregos admiravam a vida pública sobre qualquer outra. E reservavam o rótulo de ‘idiotas’ para quem discordava. Não é grave, leitores, não é grave. Ontem, como hoje, melhor ser ‘idiota’ do que escravo.

 Esta pequena citação é um trecho de Eu, o idiota, artigo do fenomenal João Pereira Coutinho publicado hoje no caderno Ilustrada, do jornal Folha de S. Paulo. Assinantes do UOL ou da Folha podem ler texto na íntegra aqui.

Sinto-me mais idiota após essa leitura. Porém, menos desinteressada, relapsa e escrava . Melhor assim…

5 comentários:

Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre disse...

Um filósofo antigo ("colega" de Cristo), já disse também: "tudo com moderação, inclusive a moderação". Além de pregar que, se possível, o melhor caminho é o caminho do meio.

Eu acredito nisso também, tanto o individualismo extremo como a supremacia radical da vida pública são prejudiciais. Traçar o meio termo é o ideal.

Os europeus estão hj no topo do desenvolvimento humano do planeta atualmente pq procuram adotar essa visão; de uma forma bem genérica, mas ela está lá. Nem 8 nem 80. E é lógico que ela não apareceu do nada, eles já quebraram muito o pau entre si antes defendendo o 8 e o 80. Mas foram aprendendo.

Se fizermos um traçado na história das grandes civilização em desenvolvimento elas passam por essas fases.

E eu pessoalmente acho que isso vale para o ser humano "stricto sensu" tb.

Além disso.. me desviei do assunto.. (rs)

Bom, mas não saí da ciência política. :)

Sunflower disse...

confesso que tb sou bem filha da puta as vezes.

Jaques, the fool disse...

haushaushuahuas ADOREI!

é como eu sempre digo: antes ser um idiota que um pseudo-intelectual bitolado! XD

Cristina disse...

Vi esse artigo no jornal de ontem, mas depois me esqueci de ler. Vou procurar, ler e depois digo o que achei rs