quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O doce e a alface

Subia tranquilamente a rua quando vi um senhor, desses que se vestem bem e se aposentam tardiamente, pois, para eles, trabalhar é mais do que garantir as compras do mês: é prazer. Mas o que chamou a minha atenção não foi o terno que ele vestia ou o relógio de pulso que usava, e sim o que ele levava: Na mão esquerda, um pé-de-moleque, o qual saboreava; na direita, para a minha surpresa, havia uma folha de alface. Fiquei imaginando por quê aquele homem segurava dois alimentos tão distintos – e, ao que parece, a salada era o acompanhamento do pé-de- moleque.

Implicância minha? Pode ser. Só que eu não teria motivos para implicar, já que eu sou mestre em degustar alimentos salgados com doces. Por exemplo, alguém mais já experimentou purê de batatas com cereja? Suponho que não. Mas arroz com passas, salada de maionese com maçã ou morango, frango com molho de laranja e salmão com molho de maracujá são alguns dos “salgados adocicados” mais comuns.

O senhor seguiu seu caminho, sem se preocupar com os passantes que reparavam na sua pequena merenda. Deve ter chegado ao destino sem a guloseima e a verdura em mãos, mas com a certeza de que o olhar da moça curiosa não atrapalhou em nada sua mania de misturar sabores e texturas tão diferentes.

Adendo: Surpreendentemente, vi o mesmo senhor dois meses depois fazendo o mesmo trajeto com um pé-de-moleque na mão. Percorri os olhos, buscando a folha de alface e lá estava, na mão direita dele, pequena e verde.

3 comentários:

Sunflower disse...

adoro observar as pessoas, prestar atenção em detalhes e ver as manias e as singularidades. Quanto a doce e salgado, ntem mesmo me fiz um sanduiche com pão, queijo, manteiga e abacaxi.

Não achei o mais curioso misturar doce e salgado, mas sim o doce escolhido, pé-de-moleque. Com certeza algo que remetia a infância dele.

Achava que eu era única pessoa a conhece "The Kids in the hall", eles só perdem pra Monthy Phyton no meu coração. E qto ao seu comentário, é isso mesmo, o feladaputa do mel brooks não devia estar de brincadeiras. E pelos dialogos, amo Woody Allen, Kauffman e Tarantino. O último, nem tanto os diálogos, mais as sacadas.

beijaaa

Cristina disse...

Meu irmão é mestre em misturas inusitadas, mas essa ganhou. Alface com pé-de-moleque! Genial rs

Alexandre disse...

Ué, ele foi comprar um pé de alface na feira e na volta aproveitou e comprou um pé de moleque no buteco. (rs)