quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Toffee nostálgico

Estava concentrada em meu trabalho quando uma colega ofereceu bala. Não sou muito fã de doces (a não ser torta mousses ou sorvete de pistache), mas aceitei. Guardei a guloseima na bolsa para saboreá-la em um momento mais oportuno, provavelmente quando estivesse voltando para casa.

Anoiteceu e chegou a hora de ir embora. Dirigi-me com passos apressados ao ponto de ônibus e, com jeitinho, consegui lugar para sentar, um tanto apertado, mas ainda assim muito melhor do que ficar em pé com uma bolsa no ombro. Lembrei-me da bala que havia ganhado. Procurei-a na bolsa e, depois de apalpar uma caneta e um porta-moedas, a encontrei. “Hum, toffee caramelo”, pensei ao desembrulhar o pequeno doce e colocá-lo na boca. Aquela textura irregular, o aroma e o sabor me levaram a algum momento da infância. Estava na casa de meus avós maternos e havia acabado de almoçar. Sentada no sofá, via algum programa na TV, quando meu avô se aproximou com um pacote de toffee e falou para eu pegar alguns. Enchi a mão e guardei outros no bolso, enquanto minha avó dizia para ele:

- Zé, cuidado com a diabete. Não fica comendo esses doces não porque depois isso daí sobe e você fica passando mal à noite.

Mas ele não lhe dava ouvidos, apenas sorria e desembrulhava seu toffee. Falava da cesta de Natal que receberia da empresa, com biscoitos, chocolates e novidades, e que distribuiria entre os netos.

Uma freada do ônibus me trouxe ao presente. O toffee terminava de se dissolver em minha boca, grudando nos dentes do fundo e fazendo com que o gosto bom durasse mais tempo, até desaparecer completamente, como algumas pessoas que fizeram parte de minha vida.

4 comentários:

Sunflower disse...

o avô de uma amiga minha, qdo eu era pequena, usava aparelho de surdez, e qdo brigavam com ele, ele desligava.

me lembro de pensar querer ser igualzinha a ele

Alexandre disse...

Abri um sorriso com essa postagem aqui. :)

Meus avós tb me tentavam com as deliciosas balas toffee. Acho que nossa geração cresceu saboreando essa guloseima, não tem como dissociar da nossa infância.

Além das balas soft que aterrorizavam nossas gargantas. (rs0

Tania Capel disse...

nossa, lindo texto!
eu tb tenho esses disparos de memória com gostos e cheiros, muito mais com cheiros... eu brinco dizendo que tenho memória olfativa.. rs! parece uma viagem no tempo!

beijos mil
e boa semana

Cristina disse...

Nunca gostei muito desses toffees, mais de bala sete-belo :]
E me lembrei agora dos suspiros, marias-moles, guarda-chuvinhas e cigarrinhos de chocolate que meu pai comprava...