domingo, 17 de agosto de 2008

Uma tarde de inverno

Ahhh, seasons change with the scenery
Weaving time in a tapestry
Won't you stop and remember me
At any convenient time
Funny how my memory slips while looking over manuscripts
Of unpublished rhyme
Drinking my vodka and lime

(Simon & Garfunkel - Hazy shade of winter)

- Dê tempo ao tempo.
- O que isso quer dizer?
- Que a gente se fala...
Terminado o diálogo, os dois se afastaram, cada um para o seu lado. Ela desceu as escadas refletindo naquela resposta. Refletia tanto que aquilo irritava até ela mesma. E quando não refletia, falava ou agia sem pensar; e depois, dependendo da situação, queria voltar atrás e tentar mudar o que já havia passado.
Preferia pensar nas coisas com pessimismo, pois se algo desse errado, pelo menos teria a razão mais uma vez. "Ah, sabia que seria assim... Detesto ter sempre razão". Mas no fundo, ela gostava de estar certa. E se, ao contrário do que imaginava, o resultado de alguma ação fosse um sucesso, ficava contente em dobro e desfrutava ainda mais daquele êxito.
Estava muito confusa ainda. Era mais feliz quando não se importava com ninguém e aproveitava seu individualismo sem se preocupar com horário e responsabilidades. A cabeça vazia, os pequenos desejos se concretizando, a paisagem urbana ganhando um significado além de sua percepção. Os filmes eram muito mais obras de arte do que máquinas de dinheiro e de entretenimento público - e Visconti não era apenas uma marca que fabricava panetones. As músicas tinham melodias e letras mais cativantes - e Simon & Garfunkel não cantavam só Mrs. Robinson. A literatura emanava cores, texturas e sons - e um livro não simbolizava simplesmente status intelectual.
Daria tempo ao tempo. Sem ponteiros nem marcações. Acenderia um cigarro e aprenderia a gostar daquilo pelo qual nunca havia se interessado. Afinal, tudo era incerto - até mesmo suas certezas.

Um comentário:

Cristina disse...

Gostei da sua crônica, só não concordo muito quanto à preferir ser pessimista. Eu sou pessimista, admito, mas não acho que essa seja a melhor maneira de agir.