quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ian Curtis

(O mártir das mulheres que já tiveram o azar de se envolver com indecisos)

Ian Curtis nasceu em 15 de julho de 1956, e cometeu suicídio em 18 de maio de 1980. Ele não apenas se enforcou com o varal na cozinha de sua casa, como livrou o mundo de mais um cara indeciso que não sabe tomar atitude. Segundo a cinebiografia
Control, de Anton Corbjin, o vocalista do Joy Division não queria se separar da esposa, Deborah Curtis, nem perder a amante, Annik Honoré, jornalista belga groupie (ela sabia que Curtis era casado e tinha uma filha). Quando Deborah deu um ultimato ao marido, dizendo que queria o divórcio, ele se matou.
Alguns podem justificar que o fato de o compositor sofrer de epilepsia e depressão pesaram muito na decisão de dar fim à própria vida.
He’s lost control. Mas o público não parece entender a conduta daquela que o apoiou nos piores momentos de sua vida: a esposa. Porque é muito mais fácil ser um rockstar rebelde e popular do que ser a companheira dele. Logo, a atitude desse mártir foi a mais apropriada para uma pessoa confusa, indecisa, ciumenta e egoísta como ele.

Algumas frases (com a colaboração da
Menina Enciclopédia)
“Não sabe o que quer? Se mata que nem o Ian Curtis”
“Todo cara covarde deveria fazer como Ian: se matar. Faria um serviço à humanidade”
“Ian Curtis é o mártir das mulheres que já tiveram o azar de se envolver com indecisos”

8 comentários:

fabiana disse...

As frases são de impacto, hein?

Alexandre disse...

Bom, eu vou defender a classe aqui. Existem mulheres indecisas também, só que elas são mais espertas, levam numa boa, e normalmente não se matam. (rs)

Mas falando sério, é difícil determinar o que leva uma pessoa a agir assim. Infelizmente existem pessoas que tem uma dificuldade maior em lidar com certas "situações-limite". Eu mesmo tive algumas experiências bem próximas, um amigo meu se matou com um tiro na cabeça ainda na adolescência (algumas pessoas botaram a culpa numa suposta indefinição sexual dele, outras nas letras do Renato Russo - ele era fã -, mas vai saber), e um outro caso de um parente que se matou no auge da vida por causa de uma dívida, e pior, nem era dele.

É complexo. Tem gente que até arrisca alguma explicação genética, mas eu penso que seja algo momentâneo mesmo, uma "fagulha" de desespero que, dependendo de onde surja, é fatal.

Sunflower disse...

Curtis e grossis?

Indecision teared him apart.

beijaaa

Tania Capel disse...

nem falo nada...
fui vítima de um desses e minha vida quase ruiu...
portanto... se ele tivesse se matado antes de me conhecer me pouparia anos de terapia!

apoiado!!

Lu. disse...

Amei. Amei. Amei.
Cada texto, perfeito.
Leitura obrigatória a partir de já.

Aline-NC disse...

Se vocês me permitem, eu vou adotar estas frases no meu dia-a-dia! :)

Carrie Bradshaw Tupiniquim da Silva disse...

cheguei atrasada, mas apareci! e dá-lhe texto sobre homens covardes inspirados por ian curtis eheheh
beijo!

Persiolino disse...

Eu acho que bastava o Ian não ser sacana e ter uma amante. Talvez eu seja o homem mais idiota deste planeta, mas acredito na seguinte máxima: quem verdadeiramente ama alguém, não trai, não é traído e não precisa se matar. Se Ian ficou indeciso e covarde em tomar uma atitude a respeito de seus relacionamentos foi porque não amava genuinamente sua esposa da época. Porque casar-se com alguém que você vai uma hora ou outra vc irá trair? Pra se matar depois? Pra destruir uma família? Pra destruir sua própria vida e a vida de outras pessoas?