quarta-feira, 24 de setembro de 2008

“Musos” inspiradores – Parte II


Redescobri outro de meus musos inspiradores. É um sujeito baixinho (1,64 m), com uma mente criativa e fora do comum. Seus roteiros renderam filmes absurdamente brilhantes – sorte dele que diretores competentes fizeram jus ao seu trabalho – e atuações surpreendentes das medianas Cameron Diaz e Drew Barrymore. Meu muso é Charlie Kaufman.
Desconheço sua carreira no teatro e na TV (ele chegou a escrever, inclusive, para o programa do ex-Saturday Night Live Dana Carvey, comediante famoso pelo personagem Garth Algar, de Quanto mais idiota melhor), mas no cinema ele é o top de linha da atualidade. Duvida? Então veja quais roteiros ele já escreveu:

Quero ser John Malkovich (Being John Malkovich): Roteiro que marca a estréia de Kaufman no cinema. Spike Jonze, famoso por videoclipes como Sabotage (Beastie Boys) e Praise You (Fatboy Slim), dirigiu essa viagem à mente de John Malkovich. Com John Cusack, John Malkovich (óbvio), Cameron Diaz e Catherine Keener.

A natureza quase humana (Human Nature): O trabalho mais obscuro do roteirista e primeira colaboração com o cineasta francês Michel Gondry (outro clipeiro de primeira). A história é uma paródia de Tarzan com outros elementos bizarros, como uma mulher peluda, uma ninfomaníaca e um cientista nada convencional. Com Tim Robbins, Patricia Arquette, Rhys Ifans e Miranda Otto.

Adaptação (Adaptation): Melhor do que o trabalho anterior da dupla Kaufman-Jonze, essa comédia dramática é genial a ponto de fazer com que o espectador confunda ficção e realidade – afinal, o próprio roteirista virou protagonista e ganhou um irmão gêmeo. Com Nicolas Cage, Meryl Streep, Chris Cooper e Tilda Swinton.

Confissões de uma mente perigosa (Confessions of a dangerous mind): Em mais um estudo da psique humana, desta vez o roteiro penetra nas lembranças de um popular apresentador de TV e agente da CIA. Estréia primorosa de George Clooney na direção. Com Sam Rockwell, Drew Barrymore, George Clooney e Julia Roberts.

Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal sunshine of the spotless mind): Obra-prima do cinema contemporâneo. Um dos filmes mais tristes a que já assisti. Gondry mais uma vez comprova seu talento por trás das câmeras, enquanto Kaufman... sem comentários. Com Jim Carrey, Kate Winslet, Mark Ruffalo e Kirsten Dunst.

A próxima contribuição de Charlie Kaufman ao cinema será a comédia Synecdoche, New York, escrita, dirigida e produzida por ele. O elenco maravilhoso conta com nomes como Phillip Seymour Hoffman, Samantha Morton, Emily Watson e Jennifer Jason Leigh.

8 comentários:

fabiana disse...

Os filmes dele me agradam em cheio também.

Sunflower disse...

AAAAAAAAAAAAAAAAAAH; tantas tantas considerações que meus dedinhos nem sabem por onde começar a digitar.

1. eu AMO o CHARLIE KAUFMANN. AMO. Tenho todos os filmes dele. Vc não tá entendendo, vou oferecer o meu primeiro filho a ele.

2. Brilho Eterno é o trabalho mais popular dele, mas o mais perfeito de todos é Adaptação. Acho que é um dos dez roteiros mais brilhantes que já li. O Filme é tão costuradinho e bem acabado que só me faz querer me deitar na cama em posição fetal e morrer, por ter noção que NUNCA vou ser brilhante daquele jeito. Olha, no filme mostra as filmagens do John Malckovich, enquanto ele roteiriza um filme baseado no livro. Ele fala do filme anterior (Quero ser J.M), do livro - que existe, escreve o roteiro, que é o próprio filme que está passando e - PASME - aquele irmão dele é real e é roteirista tb, e o roteiro (Three) que ele escreve no filme tb existe.

ME DIZ SE PODE UMA COISA DESSAS. COMO É QUE NÂO FICA DEPRIMIDA?

3. Tá Spike Jonze, que é originalmente publicitário (vc tem que ver as ads dele), ele é a razão no 9823801 pq eu odeio a Sophia Copolla. Aquela insosa, além de tudo, deu um fora nele, depois que ele produziu um Video Clip com ela, no qual ela se mostra mais flexível que eu. Então, ela é a roteirista mais fraca do mundo, filha do coppola, participou do Podereso Chefão III, casou com o Jonze, deu um fora nele pelo Tarantino e é mais flexível que eu.

http://www.youtube.com/watch?v=PVrA2mtrHUM

Sério, quando essa mulherzinha vai parar de atrapalhar a minha vida?

4. Sobre o Michael Gondry, não sei se vc sabe (pelo menos nao vi vc citando) há ns dois anos atrás ele lançou um filme que ele saiu debaixo da asinha do Kauffman e roteirizou e dirigiu "The Science of Sleep" filme com Gael e a Charlote Gainsbourg. Eu ainda não assisti pq ainda não saiu por aqui(cinema, locadora, nada. Fortaleza é o cu do Universo)

Tá aqui o link caso vc queira checar por aí:

http://wip.warnerbros.com/scienceofsleep/

beijas

Sunflower disse...

O quê, o Kaufman me enganou esse tempo todo? Todas as sete vezes que eu vi Adaptação???

Eu sei que deveria odiá-lo, mas agora quero oferecer além do primeiro, o meu segundo filho a ele.

beijas.

Sunflower disse...

...e sobre a Copolla, leia, guarde, e se vc falar mais tarde eu hei de negar até o túmAlo, só aturo Virgens SUicidas. Prefiro a Garota da Vitrine que Lost in Translation, credita?

Alexandre disse...

"Adaptação" e "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" são excelentes. O cara é bom mesmo.

E eu quero ver esse "Confissões de Uma Mente Perigosa". Não sabia que o Clonney já tinha se metido com direção de filmes.

Rodrigo Carreiro disse...

Todos os filmes dele são geniais, uma coisa rara na cinematografia de qualquer cidadão. Porém, o melhor é Natureza Quase Humana (isso sem contar Brilho Eterno..., que é tão foda e tão fda, que nem entra em lista. É Pelé). Então. Desses, se fosse pra citar o "pior" (pra ser bem chato também ehehhe), seria Confissões de uma mente perigosa.
Kauffman é rei.

Tania Capel disse...

nossa, esse cara gosta de viajar pelas cabeças! rs...
sim, Kaufmann é muito bom, mas meu coração ainda bate mais forte pelo Win Wenders e seus anjos em bibliotecas ao som de buena vista!

beijão

Cristina disse...

Estamos colocando o "Confissões de uma mente perigosa" na lista do netmovies nesse momento rs.