quinta-feira, 23 de abril de 2009

Se eu fosse balconista de locadora…

Muitas vezes, um filme esquecido na prateleira da locadora vale muito mais a pena do que aquele blockbuster que todos estão desesperados para conferir, no cinema ou no conforto do sofá de casa. Confira dez filmes imperdíveis e acessíveis, do terror à comédia. Prepare a pipoca!

O Vigia (The Lookout)
Um filme sem grandes astros e que marca a estreia do roteirista Scott Frank (Minority Report, Marley & Eu) na direção. Trata-se de um suspense curioso sobre um um jovem zelador noturno de um banco (Joseph Gordon-Levitt) tentando manter a vida normal após um acidente de automóvel que acabou com as chances de seguir sua carreira no atletismo.

Delicatessen (Delicatessen)
Do visionário diretor francês Jean-Pierre Jeunet (do inesquecível O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e do fantástico Ladrão de Sonhos), essa comédia de humor negro é indispensável para quem adora filmes criativos, com direção de arte e fotografia caprichados. Jeunet recria um mundo mostrado nas películas de Terry Gilliam, mas com atmosfera ainda mais européia.

Chumbo Grosso (Hot Fuzz)
Filmas baseados em paródia tendem a causar um certo preconceito após a avalanche de “qualquer coisa Movie” (Scary Movie, Epic Movie, Superhero Movie…). Mas eis que os britânicos, apoiados no talento e na sutileza cômica de Edgar Wright e Simon Pegg, recriaram o gênero e, em Chumbo Grosso, aproveitaram os clichês de filmes de ação para realizar um filme muito divertido.

Loucos de Amor (C.R.A.Z.Y.)
A versão brasileira do título até faz pensar que se trata de uma comédia romântica, mas esse filme canadense falado em francês é uma comédia dramática imperdível. Com um trilha sonora inspirada e um roteiro apaixonante, o longa narra a vida de cinco irmãos (o título original se refere às iniciais dos nomes de cada um), centrando-se em Zachary, o mais sensível e rebelde.

O Homem Duplo (A Scanner Darkly)
Philip K. Dick é autor de obras que já renderam clássicos da ficção científica como Blade Runner e Minority Report. Nessa ótima animação feita com atores reais (artistas desenharam digitalmente em cima de cenas filmadas), o afiado Richard Linklater conta com um grande time de profissionais do cinema e dos quadrinhos. E até em versão animada Robert Downey Jr. é deliciosamente cínico.

O Enigma de Outro Mundo (The Thing
Clássico de horror e ficção dos anos 80 do diretor John Carpenter, com efeitos especias e maquiagem que foram um marco para o cinema do gênero. No melhor estilo Alien, um grupo de cientistas norte-americanos na Antártida precisa enfrentar um misterioso ataque de algo que denominam “a coisa”: uma entidade que pode assumir a identidade de qualquer ser-vivo.

Terra Estrangeira 
Primeiro longa-metragem do premiado cineasta brasileiro Walter Salles, Terra Estrangeira conta com ótimas atuações e um roteiro dramático que prende a atenção do início ao fim, além da melancólica fotografia em preto-e-branco, que transforma Portugal em uma terra de sonhos perdidos. Essencial para compreender a retomada do cinema brasileiro na década de 90.

O Corte (Le Couperet
O tipo de filme ideal – ou não – para assistir em um período de crise econômica. Em 2005, Costa-Gavras dirigiu essa comédia de humor negro sobre um dedicado pai de família e CEO de uma empresa que é demitido e se dispõe a fazer de tudo para conquistar uma vaga semelhante e manter o padrão de vida. Espere por assassinatos e muitas situações e diálogos bizarros

Elsa & Fred – Um Amor de Paixão (Elsa Y Fred
É muito comum o cinema retratar as difereças entre um homem e uma mulher utilizando o gênero comédia romântica como grande chamariz. Mas em Elsa & Fred, não vemos um casal esbanjando juventude: a dupla principal é formada por dois idosos e a cidade de Madrid serve como pano de fundo para o improvável romance dos dois. A grande inspiração desse longa é A Doce Vida, de Fellini.

Paprika (Paprika
Uma das mais fantásticas animações a que já assisti, essa produção japonesa de ficção-científica é baseada em um romance do escritor Yasutaka Tsutsui. Paprika conta a história de uma máquina que permite aos terapeutas entrar no sonho dos pacientes. Mas, quando é roubada, uma série de mistérios começa a acontecer e a realidade se aproxima cada vez mais de um pesadelo.

5 comentários:

Anônimo disse...

desses todos, só tenho certeza de ter visto ' scanner darkly', que eu gosto muito. aliás, eu gosto do richard linklater e no mesmo estilo desse ele fez 'waking life'.

Mateus Rolim: disse...

o homem duplo é foda
muito bom
gosteii
bjam

Mimi Kiddo disse...

Aaah que massa! =)
Fiquei com vontade de assistir os que não vi, em especial esse tal de Paprika! Vou conferir, com certeza.

fabiana disse...

O homem duplo eu vi só pelo Keanu! Hahahahaha

Acho válido filmes antigos também!

Rodrigo disse...

Belas dicas!!