domingo, 31 de maio de 2009

O pequeno grande Buster Keaton

Sou fã de Charlie Chaplin. Admiro seu trabalho e considero sua contribuição para o cinema uma das maiores que um artista poderia fazer. É inquestionável que ele foi um grande nome do cinema mudo, com suas comédias que faziam crítica social ora de um modo pastelão, ora extremamente político. Mas Chaplin não esteve sozinho na empreitada de levar a comédia ao público de cinema na década de 20. Entre outros artistas da época, havia outro homem de 1,65 (mesma altura de Chaplin), famoso por encarnar o mesmo tipo de personagem: Buster Keaton.
Nascido Joseph Frank Keaton VI, ganhou aos seis meses de idade o apelido Buster (destruidor) do famoso mágico Houdini, após cair de vários degraus da escada de um hotel sem se machucar. Desde criança fazia espetáculos de vaudeville com o pai e a mãe no que ficou conhecido como The Three Keatons. A experiência como acrobata circense foi levada ao cinema, mas o que mais chamava a atenção em Buster, além de suas proezas físicas, era o fato de estar sempre sério, o que resultou em outro apelido: Rosto de pedra.
Conheci o trabalho do ator e cineasta em 2007, numa maratona de filmes no Centro Cultural São Paulo, onde foram exibidos
The General, The Saphead, The High Signs, One Week e The Three Ages. Instantanemente percebi que aquilo era coisa de gênio e fui atrás de outros filmes - curtas e média metragens -, aproveitando a programação do Sesc e a oportunidade do DVD: Steamboat Bil Jr.; The Scarecrow; The Boat; The Electric House; Seven Chances; The Balloonatic e Neighbors. Seu tipo de humor me lembra muito os desenhos da Warner, como Pernalonga, e algumas estripulias do Jackie Chan.
Na década de 50, Buster teve ainda participação em dois grandes filmes:
Sunset Boulevard, de Billy Wilder, e Limelight, de Charlie Chaplin, com quem dividiu uma emocionante cena cômica no final.
Abaixo, um video tributo com alguns dos grandes momentos de Buster no cinema:




4 comentários:

Alexandre disse...

Se você não me apresentasse, acho que continuaria na ignorância. Nem de longe ele tem o mesmo reconhecimento que o Chaplin, embora ambos tenho o mesmo nível de talento.

Gostei do curta "The Scarecrow", muito bom. E aquele acompanhamento musical só acrescentou à apresentação.

Esses caras sim eram artistas completos. Coisas que não encontramos mais nesses dias modernos.

Menina Enciclopédia disse...

não conheço nada dele, mas essa foto, é tipo aquela cena de desenho animado q o cara tira a mocinha dos trilhos?

Lu. disse...

Preciso iniciar minha jornada pelos filmes antigos.

Anônimo disse...

comigo se dá o contrário: amo chaplin, mas sei da contribuição de keaton... foi lindo o que charlie fez por ele em 'limelight' foi lindo!