segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Nova paixão musical

Ouvi muito Strand of Oaks no final de 2014 (dediquei, inclusive, um post). Mas no começo deste ano, descobri outro cantor com um estilo parecido, com uma bela voz e melodias maravilhosas - embora as letras não sejam tão sérias e algumas até divertidas: John Grant.
Estava assistindo a The Skeleton Twins, quando em uma bela cena, uma música tocando de fundo me chamou a atenção. Assim que terminou o filme, identifiquei a canção pelo nome e pesquisei o cantor, que até então nunca tinha ouvido falar. Descobri que John Grant tinha feito parte de uma banda que nunca decolou, mas logo em seu primeiro álbum solo, de 2010, chamou a atenção dos críticos e ficou em listas de melhores daquele ano.
Esse álbum de estreia, Queen of Denmark, contém a música que ouvi no filme, chamada Outer Space. Mas qual não foi minha surpresa quando acabei de escutá-lo inteiro e coloquei no repeat. Isso é muito raro de acontecer nos dias de hoje. É um disco tão bom que eu não consigo escolher minhas favoritas. Gosto de todas. E gosto tanto do álbum que ainda não quis escutar o sucessor, de 2013, porque tenho receio de me decepcionar.

Uma música que me chamou atenção especial foi Sigourney Weaver - claro, por causa do nome da atriz-musa do cinema, uma das mulheres mais lindas de Hollywood até os dias de hoje. Canta John Grant:


When I woke up today, the air was very strange.
I couldn't feel my skin, and there was evil in my bones.
I tried to speak but found that I didn't have a voice.
It was a prison like the one you would find in the Twilight Zone.

And I feel just like Sigourney Weaver
When she had to kill those aliens.
And one guy tried to get them back to the Earth.
And she couldn't believe her ears.

So I was taken or I went towards what was west--
To where the ground was dead--and struck out at the giant sky.
The sky was black and filled with tiny silver holes,
And it was there, with a frightened voice, that I began to cry out loud.

I feel just like Winona Ryder
In that movie about vampires.
And she couldn't get that accent right;
Neither could that other guy.


A parte citando a Winona Ryder e o Keanu Reeves em Drácula de Bram Stocker, de Francis Ford Coppola, é genial. Logo em seguida tem um tecladinho muito filme de ficção-científica dos anos 1960/1970. É uma música climática, mas a letra é engraçada e destoa da carga dramática do início e do final, que é esta estrofe:


And I feel just like I am on Jupiter -
The one that looks like rainbow sherbet -
But it doesn't lend itself to life.
And I haven't finished yet.



Ainda quero escutar muito este álbum antes de passar para o seguinte. E espero gostar tanto a ponto de escrever sobre ele por aqui.

Sigourney Diva tem até uma música com seu nome

Nenhum comentário: